Liderança

Como diminuir conflitos no ambiente de trabalho

Como diminuir conflitos no ambiente de trabalho

Conflitos, se não forem resolvidos, acabam diminuindo a produtividade da equipe

Queiramos ou não, os conflitos internos fazem parte da maioria das empresas e se saber administrar situações embaraçosas é muito importante para que os desentendimentos não prejudiquem o andamento dos negócios.

Os conflitos, se não forem resolvidos, acabam diminuindo a produtividade da equipe. Criam polaridade de equipes, perda de tempo, diminuição de confiança entre outros.

Mas o conflito tem seus pontos positivos como, por exemplo:

- Aumento da identificação de problemas e soluções;

- Adaptação à realidade;

- Diversidade de conhecimentos compartilhada;

- Incentivo para o crescimento da empresa.

Mas isso só acontece se os líderes da empresa estiverem observando de perto tudo que está acontecendo, caso contrário, os conflitos podem virar uma bola de neve e prejudicar a empresa como um todo.

Portanto, cabe a liderança tomar atitudes pontuais para administrar os conflitos de forma que a paz volte a reinar na empresa e o bom senso possa prevalecer.

E também é de responsabilidade dos líderes promoverem reuniões de emergência, quando se fizer necessário, para que assuntos mais delicados não se arrastem por muito tempo afetando a todos de forma que seus líderes percam o seu poder de liderança simplesmente por não tomarem atitudes rápidas e certeiras.

Os conflitos nas empresas são inevitáveis, mas saber conviver com eles de forma democrática é de suma importância para que a empresa não seja prejudicada.









Receba mais conteúdo de Eugênio Queiroz em seu e-mail!

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!