Confiança, Motivação, superação e atitude

Crer sim mas com os pés no chão!

Crer sim mas com os pés no chão!

Sonhar e ser otimista é primordial, pois nos prepara para caminhar sempre com um sorriso no rosto

Ouvi uma vez um ditado que diz que para as coisas se realizarem precisamos a noite dormir e sonhar e de dia realizar e agir. Está em moda no mundo um otimismo perigoso: aquele que acha que apenas crer faz tudo acontecer. O otimismo do menor esforço, da sorte, do acaso, de fatores externos, da ausência de decepções e de riscos.

Jovens otimistas não estudam para o vestibular pois acreditam que são extremamente capazes de passar sem estudar. O amigo sai do bar com certo ar de superioridade dizendo que “não devem se preocupar pois ele dirige melhor bêbado”. Aquele que almeja emagrecer se dá o direito de comer uns docinhos pois, afinal, está sendo muito rigoroso consigo mesmo.

E nesses três casos o resultado é o mesmo: o alto risco de reprovação, de um acidente e da frustração de mais um regime falho.

Pesquisadores descobriram que existem sim muitas vantagens associadas ao otimismo como uma melhor saúde, melhor pressão arterial, capacidade de melhorar mais rápido de doenças e coisas do tipo. Mas também perceberam que existe um certo “pessimismo” saudável. Aquele pessimismo que previne possíveis acidentes, que não permite que superestimemos nossas capacidades, que nos deixa com os pés no chão.

Logo, descobriu-se que o melhor dos mundos é ser otimista quanto aos resultados a serem atingidos e “pessimista” realista sabendo que estes resultados dependem também de aplicação, disciplina, esforço direcionado e constância.

Crer que somente o puro pensamento positivo ou o já comprovado efeito placebo são capazes de tudo é andar em uma área perigosa. Um grave doente com câncer não se cura apenas por ser otimista. Mas sim por fazer o que for possível para combater esta tão dura doença.

Logo acreditar e sonhar é primordial pois nos faz caminhar, alimenta as esperanças e nos incendeia com um espírito de animo que nos faz mais alegres, resilientes e criativos. Porém se preparar para possíveis problemas futuros nos ajuda a não nos decepcionarmos com as dificuldades, superá-las mais facilmente e nos preparamos melhor.

Ser otimista não impede, de maneira nenhuma, de vivermos a realidade: nem cinzenta e nem rosada, de um mundo que sim pode sorrir para todos. Para todos que estiverem preparados para ver este sorriso.

Receba mais conteúdo de Daniel Godri Junior em seu e-mail!

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!