Carreira, Motivação, superação e atitude, Mudança, Qualidade de vida

6 Passos para transformar sua paixão em carreira

6 Passos para transformar sua paixão em carreira

Passos básicos de como você pode ter uma abordagem inteligente e metódica para se tornar apaixonado (a) pela sua carreira.

Todo mundo queria ser aquela pessoa sortuda que sabia o que queria profissionalmente desde pequeno. A vida adulta chega muito rápido e você se encontra ainda procurando sua paixão. “Faça o que ama, ame o que faz. ” Esse é um clichê que nós tendemos a jogar pela janela uma vez que a vida real aparece. Não se preocupe! Você não é o único vivendo este dilema, 70% das pessoas são infelizes com suas carreiras profissionais. É um cenário comum pessoas aceitarem um trabalho que odeiam, convencendo elas mesmas que é  penas temporário. Quando se dão conta, anos se passaram e se tornaram complacentes, presos no emprego errado e trabalhando para as pessoas erradas. 

Tenha em mente que uma das coisas mais frustrantes que você vai vivenciar na sua vida adulta é se encontrar trabalhando em algo que você não é realmente apaixonado. Não ser inspirado pelo que faz além de não ser saudável é desnecessário. O que a maioria das pessoas não entendem é que você pode encontrar prazer no que faz. Inclusive, você pode transformar um hobby em uma carreira de sucesso. Mas é claro, entenda que também é arriscado. Deixar de lado uma carreira estabelecida para dar início a outra, por exemplo é assustador. Então, como, exatamente, você irá reduzir essas ansiedades?

 

Aqui estão 5 passos básicos de como você pode ter uma abordagem inteligente e metódica para se tornar apaixonado (a) pela sua carreira.

1. Descubra seus interesses e coisas que te fazem feliz

A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir as coisas que você é apaixonado (a). Tem algum hobby que você realmente ama fazer? Você ama desenhar? Ou talvez você ame cantar? Ou fazer performances ao ar livre? Ou você é do tipo que simplesmente ama a nova tecnologia? Faça uma lista de afazeres que mais te deixa realizado. Após isso, você deve pensar nas carreiras que esses itens se encaixam.

 

2. Planeje como transformar o que ama em negócio

Para transformar algo que você ama em um negócio, naturalmente, você precisa determinar como fazer dinheiro com ele. Pense em vários caminhos e pontos de vista, como do cliente, empregador, usuário final, concorrente, entre outros. Procure outros meios que fazem sua paixão se multiplicar de diversas outras formas.

 

3. Aumente suas atividades

Uma vez que você tenha determinado a atividade que é apaixonado é a hora de aprimorar suas habilidades relevantes. Tenha em mente que as pessoas só estarão dispostas a pagar pelos seus serviços se você realmente for boa nisso. E a fim de construir uma carreira com sua paixão, você precisa ser considerado um profissional nela. Por exemplo, se você ama praticar yoga, então talvez ajudaria se você fizesse um treinamento. Obter uma educação/treinamento formal durante os finais de semana é uma ótima forma de aprimorar suas habilidades.

 

4. Conhecer a demanda atual e concorrência para o seu interesse

Você precisa determinar o número de pessoas que também estão interessadas nas mesmas coisas que você. Isso é crucial, especialmente se você irá investir em negócios. Por exemplo, se você ama cozinhar pratos italianos, não espere que as pessoas simplesmente vão para seu restaurante. Primeiro você precisa ter acesso a demanda. Você também precisa avaliar a presença da competição, a partir do momento que você irá construir uma carreira ou iniciar um negócio baseado no seu interesse. Também é uma boa ideia avaliar a presença de outras companhias e ofertas individuais que prestam o mesmo serviço que você.

 

5. Crie um plano para introduzir seu produto ou serviço

Como você irá introduzir seu produto ou serviço? Uma das razões mais comuns para um negócio falhar é devido a falta de planejamento. Você irá construir sua própria loja? Ou talvez começar algo pequeno, como uma loja online? Se você planeja começar pequeno, o ponto positivo é que você pode optar por manter seu trabalho atual. Você pode ter segurança e ganhar uma renda estável como você construir seus próprios sonhos. Você também precisa saber exatamente como irá promover seu produto ou serviço. Desde montar seu próprio website a ativar uma campanha social media, estes são algumas das coisas mais comuns que você precisa ter se você planeja introduzir um produto ou serviço.

 

6. Esteja aberto para sugestões e aprenda com os erros

É normal errar no começo. O que é importante é aprender com eles e ter a mente aberta. Dessa forma você estará apto a melhorar e possivelmente construir uma carreira com o que é apaixonado.

 

Tenha em mente que essas sugestões só irão funcionar com determinação e comprometimento. Resultados irão variar dependendo de cada situação, da demanda e outros fatores. As chances de falhar vão te fazer desistir de tentar viver da sua paixão? Claro que não. Você deve se lembrar que a pior coisa é continuar com um emprego que te faz infeliz. Você se imagina fazendo isso por décadas? Então, saia e dê o primeiro passo para transformar sua paixão no seu trabalho dos sonhos.

Receba mais conteúdo de Redação em seu e-mail!

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!