Vendas

2013 já começou!

A maioria dos profissionais está em desaceleração no fim do ano, mas quem vende tem que estar a todo vapor

Sempre digo que Natal de vendedor é em Janeiro. Nesta época do ano em que nos encontramos, o vendedor deve dar o seu melhor, fazer o resultado, atingir as metas em definitivo. Muitos estão vendedores por ocasião, mas irão se encontrar nessa profissão maravilhosa, especialmente quando entenderem que somos nós, os vendedores, que fazemos a diferença nas empresas, nas lojas, em qualquer negócio.

A maioria dos profissionais está em desaceleração no fim do ano, mas quem vende tem que estar a todo vapor. Na venda corporativa, é a vez de projetar os orçamentos do ano que vem e por isso, você deve estar perto de seus clientes e conquistar espaço na programação de “budget” do ano seguinte. As prospecções em andamento serão definitivas para que seu volume de vendas logo no início do ano se mantenha bom. Não perca tempo, aja com muito mais entusiasmo e acorde mais cedo para chegar antes de seu concorrente. O segredo dos campeões de vendas é ter um resultado constante e, não existe sazonalidade para que prepare o tempo todo o seu campo de negócio. É preciso mexer a terra, jogar calcário, semear ainda que estejamos finalizando 2012. Muitos de seus clientes ainda têm um saldo de orçamento do ano para gastar, e não o fizerem, simplesmente o perdem para o ano seguinte, para o novo orçamento (budget). A venda consultiva é mandatória na relação corporativa, por isso, seu lado de consultor de clientes deve aflorar ainda mais para levar confiança e demonstrar seu verdadeiro interesse em ajudar as empresas que compram da sua. Diferencie-se da concorrência com propostas assertivas, resultantes da boa entrevista e de um excelente mapeamento de necessidades de seus clientes. Não é por que estamos no final do ano, que devemos voltar a prática de empurrar produtos ou serviços, isso não funciona mais. Aja de forma a estabelecer sintonia fina, credibilidade, confiança absoluta, para abreviar a decisão do prospectivo ou ativo cliente em escolher você agora.

Na venda varejo, o apelo comercial do Natal e das festas de fim de ano são motivos para alavancar de fato os negócios. É preciso promover seus produtos com comunicação eficaz, não apenas reagir à entrada de cliente na loja. Quando alguém adentra seu estabelecimento, fale com esta pessoa com um veemente desejo de fazê-la feliz com a compra, sobretudo, crie um clima ou uma experiência favorável ao fechamento. Faça perguntas sobre o uso ou aplicação na vida dela sob tudo aquilo que ela se interessar. Quando sabemos a finalidade do produto ou serviço, tornamos as nossas chances de vender muito maiores, por que podemos propor a coisa certa para cada caso. O cliente não gosta que a gente venda para eles, mas eles adoram comprar, é o que diz Jeffrey Gitomer, autor da Bíblia de Vendas. É uma verdade! Forçar a barra com sua presença pegajosa, com argumentações impróprias, com propostas irrelevantes, afasta o cliente. Mas quando o deixamos muito bem a vontade, fazemos as perguntas certas, criamos necessidades após entender o que significa a compra para a vida dele ou dela, fazemos a venda, aliás, ele faz a compra!

Desejo que neste fim de ano, suas vendas aumentem com preparação, estratégia, com o uso de técnicas eficazes de vendas e negociação, com a melhoria do modo como atende e surpreende as pessoas para fechar mais vendas.

Aja com entusiasmo e será um entusiasta!
(Dale Carnegie)



Muito sucesso em vendas.

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