Vendas

Vender... e não ter a vergonha de ser feliz

Os vendedores são a maior classe de empreendedores em suas empresas, pois eles respondem pelas inovações mais relevantes de uma empresa

O Carnaval marca o início do ano para muitos. É depois da maior festa popular da terra, que os ânimos se aquecem nos negócios. Parece uma espécie de chute inicial entre os vendedores comuns, que explicam muito antes de março, a não venda.

Muita gente já aprendeu a dar um novo ritmo e harmonia para suas vendas desde o inicio do ano, mas para aqueles que demoram um pouco mais para passar na avenida, a hora é agora. Não dá mais para explicar volumes ruins de vendas, de produtividade, de incerteza, de atraso nas decisões de compra. O mercado já está nota 10, o ano é maravilhoso, pelos sinais dados desde Janeiro. Este é um ano para empreendedores e intra-empreendedores (intrapeneurs), aqueles que se sentem donos do negócio mesmo sendo empregados. Os vendedores são a maior classe de empreendedores em suas empresas, pois eles respondem pelas inovações mais relevantes de uma empresa, a sua apresentação, o seu ritmo, o seu jogo de cintura, o seu enredo e harmonia com os clientes. Neste clima de carnaval, cabe aos principais ritmistas dos negócios, a técnica e a habilidade de superação, de encantamento, de conquistar o público. Como um grande carnavalesco, o dirigente e o gerente da empresa precisam dar o tom e a essência da mensagem que sua escola, ou melhor, empresa quer levar para a rua. Por isso, é também tempo de renovar velhos hábitos, de treinar as alas, de sincronizar os instrumentos, as ferramentas de vendas. Sem um bom preparo e ferramental, nenhum vendedor tem sucesso.

Neste ano, me comprometi a renovar muitas das formas como trabalho, especialmente na forma como apresento minhas palestras e treinamentos. Temas novos, muito mais resultados para meus clientes, novas formas de educação empresarial, de formação de lideres e equipes de vendas... Cada dia, cada hora, a minha vida melhora, este é o meu samba-enredo em 2013. E o seu?

Melhorar é fazer mais, mesmo que seja com menos. Superar é ir além. Para ambos, é preciso quebrar regras, mudar conceitos, inspirar-se e ter capacidade de ver além dos concorrentes.

Faça hoje mesmo uma lista de desejos que tem para sua empresa, equipe ou para sua vida como vendedor. Enumere as ações diárias que terá que ter para chegar lá. Defina metas, prioridades e o tempo. Use seus talentos a favor de novas conquistas e aproveite para medir suas incompetências, fazendo uma espécie de auto avaliação. Onde você não for 10, procure criar meios para melhorar. Não é fazendo o mesmo, praticando só aquilo que já faz bem, que será capaz de ser um vendedor, uma equipe, uma empresa melhor.

Ano bom, vendedor bom, ritmo melhor ainda. Nem tudo será fácil, pois mudanças demandam perdas e muito esforço. No entanto, lembre-se de Gonzaguinha e da letra do hino mais bonito da musica popular brasileira, “O que é que é?” que diz viver e não ter a vergonha de ser feliz....

A venda é igualmente proporcional à vida nesta linda canção quando diz:

“Somos nós que fazemos a vida, Como der, ou puder, ou quiser... Sempre desejada, Por mais que esteja errada, Ninguém quer a morte Só saúde e sorte...Eu fico com a pureza da resposta das crianças É a vida, é bonita e é bonita...”



E a sua venda..... é bonita e é a bonita?

Pense nisso e muito sucesso!

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