Produtividade

Procrastinação

Procrastinação

Mas afinal, o que é procrastinação? É exatamente o oposto do que significa poder pessoal, alta performance!

Alguma vez você já procrastinou, ou seja, já deixou as coisas para depois? Imagino você se questionando e respondendo:

- Que pergunta é essa? É claro que sim!

Mas afinal, o que é procrastinação? É exatamente o oposto do que significa poder pessoal, alta performance! Significa ficar imobilizado, não seguir em frente, deixar para amanhã. Significa saber que tem algo a ser feito e não fazer nada.

Anthony Robbins, autor do livro “O Poder sem Limites”, chama esse comportamento de “assassino silencioso”, um padrão que vai crescendo dentro de você, vai se tornando cada vez mais forte, e tem o poder de imobilizá-lo.

Pois bem! Eu convido você a assumir o controle agora! Mova-se! Faça acontecer! Experimente a liberdade que essa força proporciona! Vença a inércia! Parece mais fácil falar do que fazer, não é verdade?

Vamos analisar profundamente o motivo pelo qual procrastinamos. Por que deixamos as coisas para depois? Por que não usamos nosso poder pessoal?

A verdadeira razão é que pensamos que AGIR AGORA, qualquer que seja a ação, causa mais DOR do que o prazer de ficar parado, de não fazer nada, de não entrar em ação.
Em outras palavras, acreditamos que não fazer nadar é mais prazeroso do que fazer. Talvez você me diga:

- Mas Rodrigo, eu tenho prazer em agir, isso me leva em direção ao sucesso, eu gosto de ver o trabalho feito.

É possível que seja verdade, porém, o mais comum é ver as pessoas procrastinando, pois a dor e o desconforto de ir em frente e ver o trabalho feito é maior do que o prazer de ficar parado e não começar.
Segundo meu amigo Christian Barbosa, o maior especialista em gerenciamento de tempo no país, as pessoas deixam as tarefas para depois porque não conseguem visualizar o prazer que sentiriam quando pudessem finalmente relaxar e afirmar para si mesmas: missão cumprida!

Imagine a situação de entregar o seu imposto de renda anualmente. Por qual motivo a maior parte da população deixa para a última hora?
O motivo é que a preguiça para fazer é associada à dor de ter que parar algo mais gostoso no momento e, assim, deixam para depois. Até que o prazo aperta e, nesse instante, é mais dolorido não fazer e perder o prazo do que ficar parado. É exatamente nessa hora que mudam de opinião e entram em ação.

Portando, qual é a dica para acabar com a procrastinação?

O segredo para tornar-se uma pessoa proativa está em estabelecer metas. Sim, isso mesmo, tenha metas pessoais, crie uma visão daquilo que deseja com a tarefa realizada. Foque nas tarefas importantes para a conquista de sua visão. A esperança no futuro proporciona força e energia no presente.

Será maravilhoso começar agora, quando você associar o prazer com o resultado final. Quando conseguir sentir, de maneira antecipada, a liberdade proporcionada por tornar-se alguém com capacidade de realizar, despertar o potencial e a alta performance que existe em você. Pessoas realizadas são pessoas de ação!

Lembre-se também de aproveitar o caminho. Aprender a ter prazer no ato em si, na tarefa, e não apenas no fim, é um segredo para ficar em paz e satisfeito. Eckhart Tolle, autor do Best seller “O Poder do Agora”, explica profundamente o sentido da famosa frase: “A felicidade está no caminho e não no fim!”

Portanto, mexa-se, comece agora, experimente o prazer de iniciar uma tarefa que estava adiando. Comece imediatamente.
Visualize-a concluída, mas aproveite o processo, esteja presente, atento para cada momento e torne-se uma pessoa realizada e mais feliz.

Receba mais conteúdo de Rodrigo Cardoso em seu e-mail!

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!