Confiança, Motivação, superação e atitude

Consiga o que você quer!

Para conseguir o que você deseja, você precisa primeiro descobrir o que te impede de entrar em ação

Para conseguir o que você deseja, você precisa primeiro descobrir o que te impede de entrar em ação.
Lembre-se de alguma coisa que você tem evitado fazer e que normalmente deixa para a última hora, como seu imposto de renda por exemplo.
Certamente você adia a declaração para evitar a dor momentânea de ter que fazê-la quando poderia estar se ocupando com outras coisas mais urgentes.
Então o que acontece no último dia ? Subitamente a dor de não fazer a declaração nos últimos momentos acaba tornando-se  maior. É nesse momento que você entra em ação.
O segredo está em conhecer quais as duas poderosas forças que te colocam em ação e com isso passar a usá-las a seu favor para  definitivamente conseguir o que você quer!
Quais são elas?

  • A força de fugir de tudo o que causa dor, desconforto, constrangimento, embaraço.
  • A força de buscar tudo o que causa prazer, satisfação, orgulho, segurança.

Curiosamente, 80% dos seres humanos são movidos a fugir da dor e apenas 20% sentem-se impulsionados a agir por algo que lhe causa prazer.
Ou seja, 80% dos seres humanos estão propensos a ficarem “sentados” no sofá ao invés de “levantar” para buscar algo que deseja. Porém, se tiver um prego incomodando, causando dor, pulamos do sofá e ficamos em pé rapidamente, não é mesmo?
No entanto, será que somos robôs que ficamos reagindo à punição ou recompensa simplesmente?
Obviamente, não! Uma das dádivas do ser humano é o poder de escolher o que nos causa dor e prazer.
O segredo de conseguir o que quer está em usar a dor e o  prazer a nosso favor.
Cada um de nós aprendeu formas de fugir da dor e de  buscar prazer, ou seja, adotamos comportamentos que satisfazem essas duas forças: beber, fumar, xingar, comer compulsivamente. Outros praticam esportes, trabalham, estudam, conversam, namoram,  ajudam outras pessoas.
Quais são os padrões que você tem utilizado para mudar seu estado emocional? Faça uma lista dos comportamentos que você adota.  Você liga a televisão ou vai ler um livro? Acende um cigarro ou vai tocar violão?  Vai para a academia ou abre a geladeira? Brinca com seus filhos ou vai assistir TV? Abraça a sua esposa em casa ou um  colega no bar?
Após fazer essa lista, encontre conscientemente quais são os modos mais positivos com que você poderia se afastar da dor e se aproximar do prazer?
Essa escolha consciente é facilitada quando você mudar o foco e transformar um acontecimento aparentemente doloroso em uma oportunidade agradável de aprender, ser mais produtivo, crescer e ajudar os outros.
Entre em ação agora. Levante-se e passe a  observar e a escolher conscientemente aquilo que lhe causa dor e prazer. Faça essa escolha e adote os comportamentos que sejam positivos e que te levarão adiante  no  caminho de atingir as suas metas. São essas escolhas conscientes que te levarão ao sucesso.
Termino com uma história :
Certa vez um motorista ao entrar num posto de gasolina viu um cachorro deitado num canto e chorando. O motorista perguntou ao dono do posto  por que o cachorro estava  chorando daquele jeito.
Ele respondeu:- Porque ele está deitado em cima de um prego.
O motorista curioso: - Por que ele não se levanta, então?
O dono do posto concluiu: - Porque não deve estar doendo tanto assim !
Quantos de nós estamos deitados em “cima de pregos” reclamando da dor que causa, mas não nos levantamos, pois não está doendo tanto assim. Levante agora do prego! Escolha conseguir o que você quer.

Receba mais conteúdo de Rodrigo Cardoso em seu e-mail!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade