Motivação, superação e atitude

Motivação: Um motivo para entrar em ação

Sem um motivo, sem uma meta definida, sem um sonho, as empresas ficam absolutamente estagnadas.

Motivação?!
Porque essa palavra é tão fascinante e tão necessária nas organizações empresariais em tempo de globalização e competitividade mundial ?
A resposta a essa pergunta é simples: É o motivo que nos coloca em ação!
Essa é a etimologia da palavra Motivação.
Sem um motivo, sem uma meta definida, sem um sonho, as empresas ficam absolutamente estagnadas.
Segundo a Revista Exame, ao lançar uma matéria de capa dizendo: “Funcionário Feliz” é igual a “Lucro Maior”, ela garante que Motivação vai muito além de lucros maiores ou menores, é um fator determinante para a sobrevivência das empresas!

No entanto, de que são feitas as empresas ?
De pessoas!

Sem as pessoas não adianta ter os melhores sistemas de informática, a melhor estrutura física, até mesmo o melhor produto. Sem pessoas motivadas perde-se o maior recurso, perde-se a maior ferramenta competitiva, a ação consistente e direcionada na busca de resultados práticos e reais.

As gestões de administração moderna apontam para transformações importantes na condução dos assuntos relacionados a recursos humanos. Não é mais suficiente encontrar o funcionário qualificado e dedicado para ocupar o cargo. As empresas precisam de funcionários motivados e não menos importante: competentes!
               
  Muitas vezes, o fato de conseguir uma colocação cujo salário satisfaça a sua necessidade econômica, principalmente numa época em que emprego não é fácil de encontrar, é suficiente para provocar uma acomodação do indivíduo que está aliviado só por estar inserido no mercado.

Uma empresa não pode arcar com o risco de ter um funcionário acomodado e não comprometido com as suas metas.

As empresas precisam diminuir custos e aumentar receitas – esta é a linguagem corporativa que gera lucro. Mas, e as pessoas? Como conquistar o seu comprometimento para a geração de lucros?

                 Não existe mágica. Se a empresa não quiser perder um funcionário qualificado é preciso ter ferramentas adequadas para envolver e motivar esse funcionário dentro da filosofia corporativa. O diferencial das empresas de sucesso é o cuidado que elas têm para despertar e manter o interesse de seus funcionários no crescimento dos negócios que realiza. Cursos técnicos, altos salários, vantagens pecuniárias duram exatamente o tempo de seu consumo. Já a motivação pessoal é um valor agregado que não se desprende jamais.

Existem palestras, treinamentos, cursos que podem auxiliar o desenvolvimento desse modelo.

Por isso sempre recomendo um equilíbrio entre treinamentos técnicos e comportamentais, são como as duas asas de um avião. Qual é a mais importante?? Tira uma e veja o que acontece!

Concluindo, é importante que a liderança organizacional perceba que o motivo que vai colocar seu colaborador em ação, é um motivo pessoal. Eles vão dar o melhor de si nas empresas se tiverem metas pessoais, e sendo assim, o veículo utilizado para realizar seus sonhos é o seu trabalho. Não farão isso pelo chefe, pela empresa e sim por si mesmos. São seres humanos.

O verdadeiro Líder é aquele capaz de motivar e inspirar as pessoas a fazerem mais por elas mesmas e pela empresa muito mais do que normalmente fariam sozinhas.

A melhor maneira de inspirá-los e motivá-los é através de treinamento, mostrando como eles, os colaboradores, podem conseguir o que ELES querem, fazendo o que VOCÊ, líder, quer que seja feito!

Receba mais conteúdo de Rodrigo Cardoso em seu e-mail!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade