Motivação, superação e atitude

O longo caminho curto

Muitos empreendedores agem, agem e na hora de colher o resultado percebe que o caminho não foi o mais acertado

Somos pessoas motivadas por natureza? Ou talvez pela necessidade de sobrevivência?
Reagimos diante das desanimadoras circunstâncias externas colocando nossas cabeças em um buraco com faz uma avestruz assustada tentando acreditar estar protegido dessa maneira, ou levantamos o “pelo de nossas costas” como faz um cachorro em situação ameaçadora colocando-se pronto para enfrentar a situação?
O Brasil carrega a esplendorosa marca do País mais empreendedor do mundo. Sim, o número 1 !
O pequeno e micro empresário Brasileiro têm a característica de FAZER diante das dificuldades, entrar em AÇÃO: Esse é o caminho curto! Começar logo!
Sempre admirei pessoas de ação. Inclusive termino meus treinamentos encorajando as pessoas a entrarem em ação.
No entanto, eu pergunto: Agir pra quê? Pra onde? Por quê? Quando? Como? (...)
Uma das características marcantes das empresas japonesas é o planejamento.
Essa é a primeira ação que deve ser tomada. Esse é o longo caminho curto. Demora mais no começo, mas as chances de acertar depois e tornar o resultado satisfatório e rápido são muito maiores.
Muitos empreendedores agem, agem e na hora de colher o resultado percebe que o caminho não foi o mais acertado. Então, ele altera a rota e tenta de novo:

  • Quem sabe dessa vez?
  • Quem sabe com essa propaganda?
  • Quem sabe este será o segmento de mercado que buscamos?
  • Quem sabe agora vai?!

E infelizmente alguns não têm fôlego, entenda fôlego como sendo capital de giro, para tentar tantas vezes.
Esse é o curto caminho longo -  Fazer rápido e não planejar adequadamente.
Quando o ideal é planejar primeiro, estabelecer metas específicas, mensuráveis, com datas, alcançáveis e relevantes. Detalhar as atividades para saber o que fazer amanhã cedo a fim de atingir os resultados de longo prazo.
Após a segunda guerra mundial a ONU percebeu que quando as pessoas perdiam o emprego nas grandes empresas, elas abriam seu próprio negócio. Então providenciou uma linha de crédito para essas pessoas e percebeu que 95%  delas usavam o dinheiro de forma errada e não tinham sucesso em seus negócios.
Portanto era necessária a capacitação. Apareceram as universidades preparando excelentes gerentes para trabalharem em outras empresas e não para administrarem seus empreendimentos.
Então, o que diferencia afinal um empreendedor de sucesso, motivado, com resultados, que escolhe o longo caminho curto e acerta, daquele que ainda não obteve o que quer e vem tentando e tentando..?
São algumas características, por exemplo:
Onde os empreendedores vêem objetivos os outros vêem problemas.
Onde os empreendedores vêem os primeiros passos os outros vêem círculos viciosos.
Onde os empreendedores vêem oportunidades os outros vêem caos, confusão e crise.
E uma coisa é certa, empreendedores são pessoas MOTIVADAS.
Percebeu-se então que existem 3 tipos de motivação:

  1. Para conquistar: posso citar o exemplo de um alpinista que escala uma montanha, muitas vezes sozinho, com o único propósito de conquistar o topo.
  2. Para Afiliar:  posso citar o exemplo de um presidente de uma associação que o seu maior objetivo é reunir pessoas com a mesma afinidade sobre um determinado assunto.
  3. Para ser reconhecido: Aqueles que o motivo que os coloca em ação é o reconhecimento da família, amigos e até mesmo da sociedade.

Bem, a motivação é como alimento, é necessário estar sempre buscando para sentir-se saudável. No entanto sabe-se que ela não é mensurável. O que dá para medir é o COMPORTAMENTO de pessoas motivadas.
Portanto a poderosa combinação de MOTIVAÇÃO com COMPORTAMENTO ADEQUADO gera o fator chamado SUCESSO.
Se você está interessado em sair do curto caminho longo e passar para o longo caminho curto, então é necessário que você comece adquirir os seguintes comportamentos :
PRIMEIRO- Estabelecer metas para sua vida e seus negócios - Metas claras, específicas desafiantes e que tenham um significado pessoal.
SEGUNDO- Buscar Informações -  Com especialistas, treinadores, em cursos, com pessoas que já fizeram o que você faz ou quer fazer e até mesmo com os concorrentes.
TERCEIRO- Planejar e Monitorar – Divida uma tarefa de grande porte em subtarefas com prazos definidos, revise seus planos levando em conta os resultados obtidos sendo flexível e mantenha registros financeiros do seu negócio utilizando-o para tomar decisões.
Com isso tenho certeza que os resultados serão bem melhores.
Cuidado para não achar que ao “PARAR” para escrever suas metas, buscar informações e planejar você está perdendo tempo pois poderia estar em “AÇÃO” !!
Deixo você com uma metáfora para refletir a respeito.

O MACHADO, O MESTRE E O ALUNO;

Em um vilarejo distante havia um mestre que ensinava seu aprendiz como cortar árvore para obter lenha.
Todos os dias eles acordavam cedo, cada um com seu machado, para cortar as árvores da floresta.
O mestre ensinava ao seu aprendiz toda a técnica de como cortar a árvore, o melhor ângulo de impacto do machado, a melhor pressão exercida em cada machadada, toda a segurança e melhor posicionamento para o ato da queda da árvore, em fim, tudo o que ele sabia foi passado ao seu aprendiz.
Um certo dia, o aprendiz percebeu que era mais jovem, tinha mais energia e acreditava que podia realmente ser melhor que seu mestre. Então ele lançou um desafio e propôs ao seu mestre uma competição de um dia inteiro cortando árvores e apostou que poderia vencê-lo.
O mestre aceitou o desafio. Aquele que cortasse o maior número de árvores venceria.
Duas grandes regiões de árvores foram selecionadas para os participantes e no dia marcado, estava presente toda a população local, foi montada uma arquibancada para a grande prova, os juizes estavam posicionados e na primeira hora da manhã um estrondo de um tiro se fez ecoar dando início ao grande evento.
O aprendiz pegou seu machado e começou a cortar a primeira árvore com toda sua energia, e em seguida passou para a segunda, estava derrubando uma atrás da outra.
Perto do intervalo para o almoço, o aprendiz olhou para o mestre e percebeu que ele estava sentado descansando na sombra de uma árvore, parado sem fazer nada!
Ele pensou consigo, “O mestre já esta velho e fora de forma, essa prova vai ser moleza!”.
Após o almoço, o aprendiz com toda fugacidade começou a derrubar novamente as árvores.
Após gritar Madeeeeeeeeeirra..., olhou para o mestre e ele estava novamente sentado. O aprendiz continuou a cortar as árvores.
O sol estava quase se pondo quando os juizes anunciam o final da prova.
Iniciou-se a contagem das árvores para constatar o vencedor.
Chegado o grande momento, o organizador do evento levantou-se e anunciou:
-“O aprendiz derrubou, neste dia de hoje, 43 árvores. E o mestre alcançou a marca de 45 árvores!”
-“Portanto o mestre é o VENCEDOR!”
A população começou a aplaudir, quando o aprendiz indignado foi em direção ao seu professor questioná-lo:
-“É impossível! Eu estava cortando uma árvore após outra e todas as vezes em que eu olhava, o senhor estava sentado descansando. Como o senhor cortou mais árvores do que eu?”
-“É simples meu filho, quando você me via sentado, eu não estava descansando e sim afiando meu machado! Você perdeu, pois foi com tanta sede ao pote se esqueceu simplesmente de afiar seu machado.”

Escolha parar por um momento para “afiar o seu machado”. Para que o caminho final seja o mais curto possível. Desejo muito sucesso. Viva com paixão.

Receba mais conteúdo de Rodrigo Cardoso em seu e-mail!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade