As 4 chaves do agora – Parte I

Num dos nossos encontros, falei sobre o Poder do Agora, baseado no Best Seller de Eckart Tolle.
Eu disse para você que a única verdade em nossas vidas é o momento presente. Precisamos ter metas para o futuro sim! Elas nos dão esperança. E esperança no futuro significa força, motivação no presente.
Porém felicidade só pode acontecer no agora, no momento presente, a felicidade está no caminho para realizar seus sonhos e não no fim.
No entanto, muitas pessoas tem dificuldades de conseguir acessar este estado de presença, o momento presente com serenidade, e por isso, decidi ensiná-lo as 4 Chaves do Agora que são:

  1. Atenção ao seu corpo;
  2. Atenção ao ambiente;
  3. Reconhecimento de suas emoções;
  4. Auto-observação.

Hoje falarei sobre a Atenção ao seu corpo.
Uma boa forma de interromper o fluxo incessante de pensamentos, muitas vezes limitadores, ladrões de energia, que querem nos culpar pelo mesmo erro infinitas vezes, que nos impedem de realizarmos o nosso melhor potencial: é dar atenção total ao seu corpo.
Ao prestar atenção em sua respiração, por exemplo, você começa a sentir a energia vital de seu corpo.
Perceba que a respiração, o batimento cardíaco, acontece involuntariamente. Faz parte de nossa natureza.
Algumas pessoas, ao prestarem atenção em sua respiração, podem sentir uma espécie de vibração, essa é a energia do seu corpo. De acordo com a física quântica, somos feitos de átomos que vibram o tempo todo.
É mais fácil se puder fazer esse exercício com os olhos fechados. Talvez você consiga sentir essa vibração agora mesmo, com os olhos abertos, apenas praticando o que está ouvindo.
O propósito desta prática oriental é acalmar a mente, entrar no agora e ter serenidade para, por exemplo, tomar uma decisão difícil no trabalho sem que ela seja influenciada por pensamentos destrutivos.
Nesse estado, nos ligamos diretamente com nossa essência e costumamos tomar decisões bem mais assertivas, as chances de melhorarmos nossos relacionamentos profissionais e pessoais aumentam espantosamente, pois passamos a perceber que nem sempre estamos com a razão e conseguimos melhorar a compaixão pelas situações e pessoas.
Espero que pratique e nos vemos na próxima chave do agora: Atenção ao Ambiente.

Receba mais conteúdo de Rodrigo Cardoso em seu e-mail!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade