Auto-observação

É simples em sua mecânica de funcionamento, porém, não é tão fácil de realizar, pois exige certa dose de atenção e disciplina.

Quero fazer um convite para você neste dia de hoje. Na verdade, trata-se de uma experiência que elimina consideravelmente qualquer nível de stress. Irá permitir que você mantenha-se dissociado de qualquer emoção negativa, discussão ou um problema, que antes poderia tirá-lo de sua serenidade e prejudicar suas decisões. Essa experiência é conhecida como “Auto-Observação”. É simples em sua mecânica de funcionamento, porém, não é tão fácil de realizar, pois exige certa dose de atenção e disciplina. A idéia consiste em estar alerta aos seus pensamentos e emoções, como um observador. Ficar a espreita para o próximo pensamento, simples assim. Você deve procurar a partir deste momento observar o que passa em sua mente, manter a guarda. Apenas observar, nada mais que isso. Essa atitude proporciona uma dissociação. É como se você fosse duas pessoas: A voz que fala em seu cérebro e aquele que a observa. O interessante, é que o fato de conseguir realizar a auto-observação, proporciona paz e serenidade. Você consegue “pegar” um pensamento limitador ou uma emoção negativa logo no início. Um exemplo disso acontece quando alguém te critica. No exato momento que recebe a crítica um pensamento para se defender ou mesmo contra-atacar vem à tona. Se você estiver em auto-observação, poderá perceber este pensamento nascendo com toda carga emocional que o acompanha e assim, como você não é o pensamento, e sim aquele que o observa, você pode discernir se realmente vale a pena contra atacar, se realmente a critica é pessoal ou não, e se existe algum aprendizado nesta situação.
Sem que você tenha que revidar causando stress ainda maior neste relacionamento.
Como nós funcionamos de maneira identificada e associada com os acontecimentos de nossa vida há anos, ou seja, não estamos acostumados a observar o que acontece em nosso interior, apenas reagimos, vale uma dica:
O que importa não é o tempo que consegue manter-se em auto-observação, mas sim, a quantidade de vezes, a freqüência, que percebe que tinha perdido a atenção. Quando perceber, retome imediatamente.
A propósito, todas as vezes que perceber que perdeu a atenção em si mesmo, significa que acabou de recuperá-la.
Aproveite a experiência e divirta-se com os resultados.

Receba mais conteúdo de Rodrigo Cardoso em seu e-mail!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade