Crise - Perigo ou oportunidade?

Crise - Perigo ou oportunidade?

Estamos vivendo um momento de crise mundial que afeta, sem dúvida, alguns setores da nossa economia. Porém, em minhas palestras nas empresas, neste começo de ano, tenho visto cada vez mais exemplos que afirmam minha teoria, de que o nosso País está bem mais forte para esse delicado momento do que em qualquer outro tempo na história. Neste ano, já fiz palestras em indústrias plásticas, fabricas de colchões, indústrias alimentícias, uma no setor de geléias e outra líder de mercado em biscoitos e, exceto a palestra realizada numa montadora, todas as outras estão tendo um ótimo faturamento e algumas batendo recordes de vendas. No caso da montadora, após as férias coletivas e algumas demissões, os colaboradores voltaram a todo o vapor, pois a demanda é grande. Alguns casos constatam-se fila de espera para a aquisição de automóveis novos. Estou abordando esse assunto para dizer que a crise pode a da zona de conforto. Reflita sobre isso. Talvez você já tenha ouvido falar que o ideograma chinês para a palavra crise, significa: PERIGO OU OPORTUNIDADE. Os chineses entendem a crise de uma forma diferente que nós, ocidentais. Para eles a crise significa um alerta, sinal amarelo piscando, para o desabrochar da criatividade, para a oportunidade de crescimento. Alguns de meus clientes, de uma forma bem humorada, em suas convenções de inicio de ano, afirmaram para seus colaboradores:
- Nós da diretoria decidimos que nossa empresa não vai participar da crise.
E, sob forte aplauso, a equipe decidiu contribuir para a estratégia de fortalecimento da companhia. Termino meu livro, “A resposta do sucesso está em suas mãos”, contando a história real de Robson Zinder que perdera tudo o que tinha em seu armazém depois de ser acometido por um terrível incêndio deixando-o sem nada.
Diante desta grave crise pessoal e profissional ele fez o impensável. Foi pedir ajuda aos concorrentes, e advinha?
Só escutou: Não, não, não....
Porém, o dono de uma rede de super mercados sensibilizou-se com sua história, pois havia sofrido algo parecido no inicio de sua vida profissional. E apenas 90 dias após aquele incêndio, Robson inaugurava uma nova loja muito mais bonita que a primeira. Os detalhes e fotos deste emocionante exemplo estão a sua disposição aqui em meu site na seção de depoimentos.
Termino afirmando que a crise pode e deve ser encarada como uma oportunidade de sair da zona de conforto, de criar, tornar-se uma pessoa melhor, para depois, quando a tempestade passar, você possa estar em um novo patamar muito melhor em sua vida!

Receba mais conteúdo de Rodrigo Cardoso em seu e-mail!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade