Padrões de linguagem - Refraseamento

Hoje vou ensiná-lo como melhorar incrivelmente sua comunicação, vendas ou negociação através de uma simples, porém PODEROSA técnica chamada REFRASEAMENTO.

Hoje vou ensiná-lo como melhorar incrivelmente sua comunicação, vendas ou negociação através de uma simples, porém PODEROSA técnica chamada REFRASEAMENTO. O nome já diz tudo: Consiste em refrasear a necessidade, a objeção ou até mesmo sentimento do seu interlocutor. Vou explicar melhor. Nosso cérebro funciona através de imagens mentais. Repare, todas as vezes que você conversa, conta história, escuta alguém, você cria quadros mentais. A idéia, para uma comunicação eficaz, deve-se ao fato de que essas imagens são ativadas por palavras específicas e que tudo o que você NÃO deve fazer, se deseja ser assertivo em sua comunicação, é utilizar um vocabulário rebuscado ou diferente daquele utilizado originalmente pelo interlocutor. Vou dar um exemplo:
Se eu falar para você a palavra Abacaxi. Cada ouvinte pode criar uma imagem diferente para essa palavra. Para alguns a imagem mental é de uma fruta, para outros a imagem é de um problema, alguns pensam em um pepino ou na coroa do abacaxi e outros apenas sentem a  acidez da fruta. Nesse caso, se Abacaxi fosse uma necessidade na venda, ou uma objeção, tudo o que você NÃO deveria fazer é SUPOR de que abacaxi o cliente está falando e correr o risco de errar, percebe?
Ah, então o senhor está me dizendo que pretende comprar a fruta?
- Não, meu amigo, o cliente está falando do baita problema que ele está enfrentando....
Refraseamento, portanto,  CONSISTE EM REPETIR a mesma palavra dita por seu interlocutor. A MESMA. Nesse caso não vale mostrar sua inteligência com seu infinito cardápio de sinônimos.
Você corre um sério risco de errar.
Então lembre-se, para atingir o máximo de sintonia numa conversa, procure refrasear sempre, utilizando a mesma palavra, exatamente a mesma dita por seu interlocutor e estará ativando a mesma imagem mental que ele, independente se para você significa a mesma coisa, o resultado é que você não quebra a sintonia e consegue maiores resultados em sua comunicação. Experimente!
É divertido e os resultados valem a pena.

Receba mais conteúdo de Rodrigo Cardoso em seu e-mail!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade