Liderança e o clima no ambiente de trabalho

Você que ocupa uma posição de liderança na empresa onde trabalha já pensou como trata seus colaboradores?

Você que ocupa uma posição de liderança na empresa onde trabalha já pensou como trata seus colaboradores? Uma das maiores reclamações de funcionários nas empresas é a falta de valorização por parte de seus gerentes, que ocupam cargos de liderança, mas que na verdade não são líderes.


 


Valorização, neste caso, não significa salário, ou comissões. Significa o “jeito” de lidar com as pessoas que colaboram para a conquista de objetivos, pois um verdadeiro líder sabe como tratar seus liderados para obter o melhor de cada um. "O estilo de liderança determina entre 60% a 70% do clima da organização. E o clima tem impacto de até 30% no resultado". Essa afirmação foi feita por Luiz Fernando Giorgi, presidente da filial brasileira - Hay Consultoria Internacional em Recursos Humanos, que através de pesquisas foram apontados esses números referentes ao impacto da liderança nas organizações (Fonte: Exame, Ed. 765).




Se você ocupa uma posição de liderança e trata seus liderados sem educação e o respeito devido, imagine como seus liderados vão tratar os clientes? Se tem a função de conduzir pessoas, mas ofende, critica e se altera constantemente com as mesmas, adivinhe qual será o resultado que elas produzirão? Você estará criando, com o passar do tempo, “forças” contrárias ao bom andamento do trabalho.


 


Infelizmente, é muito comum ouvir reclamações dos empresários e gerentes do tipo, “os funcionários não se comprometem e não se dedicam”. Mas será que os gestores estão escolhendo as pessoas certas? Será que estão criando um ambiente favorável para o cumprimento das metas? Será que estão orientando e liderando, ao invés de mandar e chefiar? Será que estão treinando eficazmente as pessoas?


 


 


Nos dias de hoje, com tanta informação sobre gestão de pessoas surgindo a cada dia, ainda encontramos gerentes e empresários que se interessam em comandar pelo poder. Quando você quer alcançar resultados pelo poder, afasta as pessoas, pois poder significa posição, ou seja, é comandar pela hierarquia ou posição que foi estipulada a você. Liderar, acompanhar, influenciar e estimular positivamente é uma prática dos líderes que conduzem as pessoas pela autoridade. Desde pequenos somos ensinados a obedecer as autoridades, mas autoridade não depende de farda, escudo ou título. Autoridade depende da conquista das pessoas pelo amor, pela compreensão e principalmente, pelo ato de servir o outro. Toda vez que o líder se relaciona com os liderados usando princípios de harmonia, companheirismo, direcionamento, respeito e compromisso, ele desenvolve autoridade com essas pessoas.


 


James C. Hunter, autor do Best Seller “O Monge e o Executivo”, esclarece a real diferença entre poder e autoridade. Poder é forçar ou coagir alguém a fazer o que você quer por causa de sua posição, mesmo que a pessoa não se interesse por fazer. Autoridade é uma habilidade que leva as pessoas a fazerem o que você quer, conquistando-as, fazendo com que elas atuem com boa vontade por causa de sua influência pessoal. Para ter autoridade é necessário um conjunto de habilidades interpessoais, pois autoridade está relacionada a quem você é, seu caráter e sua capacidade de persuasão.


 


Aqueles que comandam pelo poder estarão mandando alguém fazer algo. Pessoas que lideram com autoridade estarão fazendo com que as pessoas façam o que precisa ser feito, despertando nelas o senso de contribuição, ou seja, não é preciso mandar porque a delegação do líder funciona. É importante não confundirmos autoridade com autoritarismo. Autoridade é conquistada quando as pessoas escolhem aquele indivíduo que se apresenta como um exemplo para elas.


 


Lembre-se que valorizar as pessoas que trabalham em sua equipe é uma atitude nobre que trará muitos benefícios para a organização. Pessoas que trabalham em um ambiente de harmonia e de valorização se dedicam mais e não colocam o salário como único fator que as mantêm na empresa. Você que está liderando pessoas, lembre-se, elogie sinceramente seus liderados, escute-os, dê oportunidade de crescimento a eles, treine e ajude-os a obterem sucesso naquilo que eles fazem. Traga as pessoas para perto de você, pois, nos dias de hoje, liderar de forma eficaz é uma das maiores necessidades para o sucesso de uma empresa.

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