Atendimento e vendas de final de ano

Capriche nas vendas e obtenha uma ótima colheita comercial.

Capriche nas vendas e obtenha uma ótima colheita comercial


As vendas de Natal são as mais importantes para o comércio varejista. Pesquisas apontam que as vendas poderão ter um pequeno crescimento a comparar com o Natal de 2010. De acordo com o vice-presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Vitor Augusto Koch, as vendas serão pelo menos 5% melhores do que 2010. Com as vendas de Natal, aumentam as contratações. A Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário prevê a abertura de 147 mil vagas em todo o  País, 5% a mais que no mesmo período de 2010.


Um detalhe importante é que a maioria das empresas que contratam para o período esquece que não basta apenas contratar os temporários e colocá-los para trabalhar. É preciso treinar esses profissionais, pois a imagem da empresa é que está em jogo. O aumento das vendas de final de ano não deve ser motivo para que a empresa abra mão da qualidade do atendimento. O cliente quer ser bem atendido, com agilidade e atenção. Para ele, não importa se o atendente/vendedor é temporário, se tem ou não experiência. Se o cliente entrar na empresa e não tiver um atendimento profissional, se ficar esperando por muito tempo, ele vira as costas e vai para outra empresa.



Para o sucesso do atendimento nas vendas natalinas, os gestores de vendas precisam criar as condições para que a equipe trabalhe focada nos resultados. Incentivar os vendedores, criando, por exemplo, uma premiação individual e coletiva para o cumprimento dos objetivos é uma boa alternativa para estimular a produtividade. O líder deverá estabelecer objetivos possíveis de serem alcançados, porém, desafiadores a ponto de mobilizar toda a equipe, acompanhando cada vendedor para que o resultado positivo aconteça.

Veja abaixo algumas dicas simples para alavancar as vendas de final de ano:


- Capriche na vitrine. Estudos estimam que mais de 50% das vendas realizadas têm como atração principal a vitrine. Observe as tendências do mercado e procure inovar, faça diferente. Uma vitrine atraente faz com que mais clientes entrem na loja. De acordo com o site varejista.com.br, neste ano o Natal chegou mais cedo. Em diversos shoppings e lojas do país a decoração natalina já estará praticamente pronta no início de novembro.


- Abordar cada cliente com um sorriso, com um cumprimento alegre, demonstrando receptividade. Trate o cliente pelo nome durante todo o atendimento.


- Não empurre qualquer coisa para o cliente, pois é importante para ele aquilo que foi buscar em sua empresa, então, faça perguntas objetivas e identifique o que é importante para ele.


- Apresente os benefícios dos produtos. Mostre as vantagens e ajude o cliente a tomar a melhor decisão. Não seja um vendedor afoito. A ansiedade atrapalha o bom atendimento nas vendas.


- Não abandone seu cliente, acompanhe-o até o final. Muitos vendedores, na ânsia de ganhar mais comissão, esquecem do cliente e vão atender outros. Evite isso. Ao finalizar a venda, agradeça e elogie a escolha que o cliente fez e entregue um cartão.


- Faça mais do que se julga capaz. Tenha disposição e entusiasmo. Ofereça de forma educada outros itens adicionais: outras cores, modelos etc. Mas faça isso de forma profissional, sempre apresentando opções que estejam de acordo com as características do cliente.


- Todos na empresa precisam estar atentos na rapidez no atendimento, seja no caixa, no estacionamento, no pacote, etc. A maioria dos clientes vai às compras com pressa, portanto, vai se destacar nessa época quem for ágil.


- Comprometa-se com os resultados, comprometa-se com o atendimento que supera as expectativas dos clientes. O maior atributo para o sucesso das vendas será o comprometimento de cada vendedor.


Existem vários outros fatores que contribuem para o sucesso das vendas natalinas. O importante é que cada vendedor compreenda que a época é propícia para garantir ótimas comissões. E o melhor caminho para isso é o atendimento encantador. Então, rumo à colheita

 

Leia também o artigo "AQUECENDO AS VENDAS DE NATAL 2011", Clique aqui

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