Liderança

Xadrez ou Damas?

Liderança com inteligência requer habilidades apuradas em perceber as pessoas que trabalham em sua equipe. Em especial, na área de vendas é mais complicado perceber para diferenciar, pois o vendedor trabalha solitário, tem metas individuais e deve buscar o cliente. Mesmo que sejam vendedores internos, o líder pouco consegue perceber que cada um na equipe deve ser avaliado isoladamente em vez da prática comum de reunião de vendas globais, com discursos generalizados tais como, Todo mundo aqui é importante, eu sei que todos irão conseguir, vamos galera, vocês precisam melhorar as vendas, etc.

Tudo que aprendi me levou a diferenciar de forma pragmática o jeito certo e errado de liderar vendedores e pessoas em geral. Ou você está jogando Damas ou Xadrez. Se estiver jogando Damas, está considerando que todas as pedras tem o mesmo valor, se movem igualmente e a estratégia é predatória.  Matar algumas para vencer o jogo a qualquer custo. Isso ocorre muito em vendas, onde líderes tratam igualmente seus vendedores, matam alguns para que outros se salvem.

O jeito certo é jogar xadrez, onde as pedras tem pesos a atuação diferenciadas e objetivo não é destruir, mas sim vencer o inimigo, em equipe, protegendo a peça mais importante. No Xadrez o que vence é a estratégia, pois até o pião pode dar cheque-mate.


Receba mais conteúdo de Marcelo Ortega em seu e-mail!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade