Entusiasmo sempre

A entrada de um novo ano é sempre uma excelente oportunidade para refletirmos sobre nossa vida, sobre o que conseguimos conquistar e aprender no período que está se encerrando, e sobre nossas metas para o período que se inicia.

A entrada de um novo ano é sempre uma excelente oportunidade para refletirmos sobre nossa vida, sobre o que conseguimos conquistar e aprender no período que está se encerrando, e sobre nossas metas para o período que se inicia. Quem não faz isso está perdendo uma excelente oportunidade. Mesmo que não tenha feito isto no Reveillon, sempre é tempo. Mas atenção porque o tempo não pára e, mais que isso, parece estar correndo cada vez mais rápido.

No último final de ano, estimulando ainda mais esse tipo de reflexão, muitas pessoas receberam por e-mail, e passaram adiante, um belo poema de Carlos Drummond de Andrade, “Receita de Ano Novo”, que termina assim:

“Para ganhar um Ano Novo

que mereça este nome,

você, meu caro, tem de merecê-lo,

tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,

mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo

cochila e espera desde sempre.”

Dentro de cada um de nós também existe uma força poderosa, diretamente ligada à energia vital, que é o Entusiasmo. Você, amigo leitor, que me conhece de palestras ou livros, sabe que este é um dos meus assuntos preferidos. Realmente, sou entusiasmado pelo entusiasmo. E como tenho certeza de que serão muitos os desafios que você enfrentará em 2005, eu gostaria de lhe apresentar dez premissas básicas para ter entusiasmo em sua vida . São idéias simples, mas é da simplicidade que brotam grandes feitos.

• Cultivar um sonho, um objetivo de vida.

• Caminhar persistente e confiante em direção ao seu objetivo.

• Desenvolver seus talentos com disciplina e dedicação.

• Acreditar na sua capacidade e entregar-se de coração a tudo o que fizer.

• Viver plenamente cada minuto, focalizado no aqui e no agora.

• Manter o bom humor, a gentileza e a generosidade em todos os ambientes que você frequentar.

• Cuidar bem do seu corpo, com exercícios físicos adequados e alimentação sadia.

• Manter sua mente alimentada com novos conhecimentos e idéias positivas.

• Ousar com criatividade e bom senso, sabendo arriscar-se com preparo, prudência, intuição e coração.

• Rezar com fé e gratidão, renovando sempre suas energias na própria fonte do Entusiasmo: o Criador.

Se você estiver lendo esta revista no mês de fevereiro, excelente. Dá para praticar uma dessas premissas por mês e chegar ao final de 2005 com o caminho todo percorrido. Se deixou para ler a revista mais tarde, ou se pegou neste artigo meio por acaso para ler muito tempo depois, não faz mal: sempre é tempo de despertar a fonte de energia que existe dentro de você . Incorporando essas premissas ao seu dia-a-dia, de modo consciente e persistente, com toda certeza você chegará à de número 10 com o entusiasmo em sua plenitude.

Isso fará, sem dúvida, uma grande diferença em sua vida pessoal e profissional. O verdadeiro entusiasmo promove uma “revolução positiva” , como afirmou o cientista Edward De Bono. Conceitos desse tipo são atualmente valorizados pelas melhores empresas do mundo, que procuram cultivar um clima positivo de aprimoramento incessante e permanente desafio em seu ambiente interno, com o poder de contagiar toda a equipe.

O ideal é que o entusiasmo esteja em todos os integrantes da empresa para que a motivação atinja seu ponto máximo e tudo prospere. Mas se o lugar onde você trabalha não for bem assim, não se deixe abater: comece por você. Saia da mesmice. Surpreenda seu colega, seu chefe, seu cliente, com bom humor, mais empenho no que faz e alegria de viver.Vida é movimento constante. Não basta saber seu trabalho por ser formado nisso e ter capacidade comprovada ao longo dos anos. Mais do que nunca é necessário que você se atualize a cada momento, buscando sempre se aperfeiçoar… e surpreender.

Em meus contatos com centenas de empresas, realizando palestras por todo o país, observo há muitos anos os profissionais das mais diversas áreas, e consegui traçar um perfil daqueles mais bem-sucedidos, tanto em sua carreira quanto em sua vida pessoal. Esse perfil pode ser resumido em quatro requisitos, muito simples. Estão ao seu alcance. Basta querer e empenhar-se para estar…

• … informado sobre o que se passa no seu país e no mundo;

• … preparado para lidar com as novas realidades do mercado;

• … disposto a aprender sempre para estar capacitado em novas situações e técnicas;

… acima de tudo, entusiasmado com a vida!

Receba mais conteúdo de Prof. Gretz em seu e-mail!

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!