O que você precisa saber sobre resolução de problemas

A solução de qualquer problema, em qualquer dimensão da nossa vida (profissional, familiar, afetiva etc.) depende basicamente da sua atitude e da sua capacidade em resolvê-lo.

O dinheiro não traz felicidade, isso todos sabem. Mas sem dúvida ele cria possibilidades. Com ele, você tem recursos para melhorar sua qualidade de vida, ajudar as pessoas e expressar o seu amor com atos generosos, além de pagar contas e resolver uma série de problemas. Mas todos sabem também que o dinheiro, por si só, não é capaz de resolver todos os problemas. A solução de qualquer problema, em qualquer dimensão da nossa vida (profissional, familiar, afetiva etc.) depende basicamente da sua atitude e da sua capacidade em resolvê-lo.

O ser humano foi criado com o dom de resolver problemas. Desde os primeiros momentos da vida, nossa sobrevivência está ligada à superação de pequenos e grandes desafios que surgem a cada momento. Nesse ponto, será decisiva a forma como os pais lidam com o filho, estimulando sua capacidade e sua autoconfiança. De qualquer forma, quem não recebeu suficiente preparo na infância pode se capacitar ao longo da vida. Mas precisa ter positividade e força de vontade para tornar-se capaz.

A resolução de problemas aumenta suas chances de ser recompensado e de progredir na vida profissional e pessoal. Sua flexibilidade e disposição para resolver um problema reflete-se em seu salário e no respeito que as pessoas passam a ter por você. Muitos ficam sabendo do problema que você resolveu para outra pessoa. Esse reconhecimento é a sua melhor recompensa, pois vai abrir oportunidades para você.

Agora vamos ver algumas dicas também muito importantes:

• As pessoas que resolvem problemas não têm obrigação de tolerar aqueles que se recusam a resolvê-los. E muitas vezes nem podem perder tempo com isso.

• Nunca discuta um problema com pessoas incapazes de resolvê-lo, ou sem iniciativa para isso. A resposta delas vai enfurecer você e poderá até prejudicar seus esforços.

• Os que estão capacitados a resolver problemas são qualificados para liderar. Prepare-se, portanto, para crescer profissionalmente nas funções de liderança.

• Concentre-se nos problemas que estão perto de você. Resolva o problema que está mais próximo. Você não foi incumbido de resolver problemas para todo mundo. Não queira ser o “salvador da pátria”.

• Quando o seu telefone toca e alguém lhe expõe um problema para resolver, não se esqueça de que problemas pequenos são sempre indícios de que existe por trás algum problema muito mais profundo.

• Você só pode resolver um problema para quem sabe que tem um problema e reconhece que esse problema precisa ser resolvido.

• Pode-se prever o sucesso de alguém, conforme o tipo de problema que ele escolheu para resolver.

• Gente de todas as profissões e de todas as classes sociais tem algum problema que não consegue resolver sem ajuda de outra pessoa: o banqueiro, o taxista, o pedreiro, o caminhoneiro, o psicólogo, o coveiro, o sapateiro, o empresário e o verdureiro. Qualquer que seja a sua profissão, a todo momento, você é necessário… para alguém.

• Ser feliz e bem-sucedido em seu trabalho é um presente de Deus. Milhares de pessoas permanecem na miséria porque se recusam a reconhecer algum problema bem próximo de si, que precisa e pode ser resolvido.

• Reconhecer o problema mais próximo a você já é começar a sair da confusão que fez esse problema crescer. É o portão de ouro para você abrir e seguir ao encontro da sua realização pessoal e profissional. Trilhar o caminho da resolução de problemas levará sua vida a níveis mais elevados em que você será capaz de superar limites e vencer desafios.

• Não espere ter condições ideais para solucionar um problema, porque ele poderá crescer mais do que os seus recursos de resolvê-lo. Lembre-se: é melhor fazer aproximadamente agora do que exatamente nunca.

Receba mais conteúdo de Prof. Gretz em seu e-mail!

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!