Receita de entusiasmo para o novo ano

Dizem os economistas que o PIB do Brasil foi fraco este ano, muito abaixo da expectativa. Por isso quero propor a você um índice muito diferente do PIB mas que pode interferir nele: como foi o seu IEQV? Sabe o que é isso: é o Índice de Entusiasmo e Qualidade de Vida.

Ao fim de cada ano, muitas pessoas costumam fazer mentalmente um balanço de suas realizações no período, além de traçar metas para o ano seguinte. As empresas e países também fazem isso. Dizem os economistas que o PIB do Brasil foi fraco este ano, muito abaixo da expectativa. Por isso quero propor a você um índice muito diferente do PIB mas que pode interferir nele: como foi o seu IEQV? Sabe o que é isso: é o Índice de Entusiasmo e Qualidade de Vida.

Quem assiste às minhas palestras e já leu alguns de meus livros, especialmente “A Força do Entusiasmo”, sabe que este é um de meus temas preferidos. Não é à toa que, na página inicial do meu site, você pode ver essa expressão ao lado da foto principal: “A Força do entusiasmo”. Não me canso de repeti-lo, porque a palavra “Entusiasmo”, em sua origem, significa “ter Deus dentro de nós”. Existe algo mais importante do que isso?

O Entusiasmo é portanto, uma força poderosa que existe dentro de cada um de nós. Costumo dizer também que todos nós somos como brasa e carvão. Às vezes estamos energizados como a brasa, e em outros momentos temos a tendência de acomodar como carvão, então precisamos receber estímulos de energia, de tempos em tempos, como um alimento para nossa motivação. Por isso vale a pena relembrar as dez premissas básicas para ter entusiasmo em sua vida. Mesmo que você já conheça, é bom reacendê-las em sua alma. Vejamos:

• Cultivar um sonho, um objetivo de vida.

• Caminhar persistente e confiante em direção ao seu objetivo.

• Desenvolver seus talentos com disciplina e dedicação.

• Acreditar na sua capacidade e entregar-se de coração a tudo o que fizer.

• Viver plenamente cada minuto, focalizado no aqui e no agora.

• Manter o bom humor, a gentileza e a generosidade em todos os ambientes que você frequentar.

• Cuidar bem do seu corpo, com exercícios físicos adequados e alimentação sadia.

• Manter sua mente alimentada com novos conhecimentos e ideias positivas.

• Ousar com criatividade e bom senso, sabendo arriscar-se com preparo, prudência, intuição e coração.

• Rezar com fé e gratidão, renovando sempre suas energias na própria fonte do Entusiasmo: o Criador.

Que tal adotar essas premissas como um guia para o próximo ano? Garanto que elas têm o poder de aumentar em muito o seu IEQV. Lembra que sigla é essa? Índice de Entusiasmo e Qualidade de Vida.

Pois é, falamos em Entusiasmo, mas e o outro fator do IEQV, a Qualidade de Vida? Podemos dizer que ela vem junto com o Entusiasmo. Na medida em que você, por exemplo, vive plenamente cada minuto, mantém o bom humor, a gentileza e a generosidade em todos os ambientes, cuida bem do seu corpo e mantém sua mente alimentada com novos conhecimentos e com ideias positivas, você está implantando qualidade em sua vida.

Qualidade de vida é estar bem consigo mesmo, com as pessoas que o rodeiam, com os ambientes onde você vive e trabalha. É fazer da saúde uma opção de vida. É ter positividade e confiança na superação das dificuldades e dos limites. É cultivar o equilíbrio no corpo e na mente, colhendo felicidade. Parece difícil mas não é. Seguir aquelas dez premissas do entusiasmo já é meio caminho andado.

Experimente! E faça você mesmo um ótimo ano novo.

Receba mais conteúdo de Prof. Gretz em seu e-mail!

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!