5 dicas para conseguir o primeiro milhão

5 dicas para conseguir o primeiro milhão

Conseguir o primeiro milhão de reais não é tão difícil como parece. Não estou falando em ganhar na loteria ou vencer um reality show, mas sim, de cinco dicas para você conseguir se tornar um milionário.
“O brasileiro ainda está no início do processo de educação financeira”, avalia o consultor financeiro, Gustavo Cerbasi. “Estamos acostumados a viver muito o momento, a gastar tudo rapidamente. É preciso trabalhar no agora para termos uma visão de futuro”, completa Claudio Boriola.

A dica principal é se educar financeiramente. Veja os cincos passos para se tornar milionário:

Dica 1: transforme a economia em algo automático

Para chegar ao seu primeiro milhão, você deve economizar sempre, mesmo que seja pouco. A dica dos especialistas é destinar, pelo menos, 10% dos rendimentos por mês para qualquer tipo de investimento.
Para isso, é necessário se planejar e fazer uma planilha, estabelecendo quanto você irá gastar naquele mês e quanto você poderá guardar para iniciar o seu milhão.

Fica atento as variações de mercado também é importante, para que depois não se tome um susto com o alto preço dos produtos e serviços.

Há também a possibilidade de se investir no mercado de ações, para quem gosta de investimentos agressivos.
Segundo o médico e escritor David Nordon, você deve poupar 10 a 20% do que você ganha no mês. Para quem ganha 2000 reais, isso significa 200 a 400 reais. Poupando 10% do seu salário todo mês (sem colocar o 13°) e ganhando 8% ao ano no seu investimento (pouco mais do que um CDB/CDI), você levará 33,3 anos para se aposentar.

Relembrando o conceito, aposentar-se com investimentos quer dizer que você não precisará mais trabalhar para se sustentar, pois seus investimentos lhe darão o equivalente ao seu salário. Poupando 40% do seu salário todo mês (sem o 13°) e ganhando 20% ao ano, você se aposentará em 9,8 anos.

Dica 2: tire vantagem dos impostos

Para fugir dos impostos, você deve evitar uma postura muito inconstante, com movimentações exageradas nos investimentos. Além disso, apostar em fundos isentos de impostos é a saída ideal.

Cerbasi aponta que uma postura mais conservadora pode poupar o investidor de gastos excessivos com impostos. "A postura mais passiva, pensando em investir em qualidade e não em desinvestir, faz com que se pague menos impostos."

Dica 3: faça seu dinheiro trabalhar para você

Paciência é o segredo para fugir da cadeia "trabalha, recebe, paga conta". Você deve investir pensando em longo prazo para colher seus frutos.

Um dos motivos porque investidores iniciantes perdem dinheiro ou não conseguem auferir ganhos significativos é a falta de visão de longo prazo. Buscam pequenos lucros em operações de curto prazo e acabam perdendo os grandes.

Dica 4: incremente sua capacidade de ganhar dinheiro

Dinheiro gera dinheiro e, para viver a tão sonhada independência financeira, é preciso aproveitar as oportunidades. Para Gustavo Cerbasi, somente os mais bem preparados poderão desfrutar de tudo o que o atual momento da economia brasileira pode oferecer.

"O Brasil está muito próximo de alcançar o 'investment grade' e isso vai gerar alguns efeitos interessantes (...), mas oportunidade não é uma maravilha para todos. Significa maior concorrência e esse é um convite para as pessoas se aprimorarem", diz.

"Empreender o negócio não é fácil, principalmente no Brasil. É importante estar sempre atualizado e informado. O Sebrae sempre dá cursos de como gerir os negócios. Pode ser uma dica valiosa", sugere Douglas Renato Pinheiro.

Dica 5: não pare de economizar

Não adianta você conseguir o seu primeiro milhão se não souber administrá-lo. Você não pode sair por ai achando que porque se tornou um milionário que pode gastar tudo sem se preocupar com o amanhã.
Mesmo depois de conquistar o título de milionário, você deve continuar economizando e guardando seu dinheiro. Investindo em negócios que deem lucro e continuar sendo um milionário.

Receba mais conteúdo de Redação em seu e-mail!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade