Você gasta mais do que ganha?

Você gasta mais do que ganha?

Se você sofre do mal de gastar mais do que ganha, esse artigo é para você. É preciso saber controlar e administrar o dinheiro, veja algumas dicas.

Seria muito bom se existisse um plano mirabolante para mudar antigos maus hábitos da noite para o dia. Para que haja mudança são necessárias medidas profundas e drásticas. Ainda que os esforços possam ser enormes, as recompensas podem ser significativas. Gastar menos do que se ganha é um desses casos e é a regra de ouro das finanças pessoais. Rico não é quem ganha muito, é quem gasta pouco.

Toda dieta é boa, desde que as pessoas estejam determinadas a cumpri-la. É preciso saber fazer a dieta do orçamento, examinar as despesas e cortar tudo o que não se pode gastar. Como fazer isso? Controlando as necessidades de consumo e, principalmente, o impulso consumista. Uma boa medida para fazer isso é abandonar cartão de crédito e talão de cheques. Assim, você só sairá com o dinheiro no bolso. Quando chegar no dia 22 do mês e não tiver mais dinheiro, azar o seu: não gastará mais. Essa é a maneira mais radical e tranquila para evitar endividamento.

Faça um orçamento relativo às despesas, avalie o que é necessidade mesmo e só gaste aquilo que for preciso. Agora, se as suas necessidades são maiores do que você ganha, trate de reduzir o seu padrão de vida. O consumo excessivo muitas vezes está ligado a fatores emocionais. Escolha serviços que ofereçam opções mais baratas e com o mesmo custo-benefício. Se for preciso, troque TV a cabo, plano de saúde etc.

Não faça compras por impulso, evite comer fora com muita frequência. Conforme o sócio da consultoria financeira FTN e autor do livro “Como Passar de Devedor a Investidor” Fabio Sousa, ao anotar até os cafézinhos é possível entender exatamente qual é o destino do seu dinheiro e então fazer melhores escolhas sobre como gastá-lo, evitando o consumo desnecessário. Ao fazer uma relação das despesas mensais, você acompanha um mês ou dois, e constata que gastou R$ 120 na conta do celular, por exemplo.

Poupe parte do seu dinheiro no início do mês. Muitas pessoas que gostariam de iniciar uma poupança deixam para fazer isso com no final do mês, mas no meio do caminho acabam gastando o dinheiro que seria investido. Por isso, reservar uma parte do seu dinheiro para os investimentos logo que o salário cai na conta é uma boa maneira de juntar o útil ao agradável: além de formar uma poupança, você não corre o risco de gastar o dinheiro que está sobrando na conta com o que não é necessário.

Aprenda a poupar, aprenda a economizar e terá muito mais chances de se tornar um milionário e de não ter mais dores de cabeça com problemas financeiros.

Receba mais conteúdo de Redação em seu e-mail!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade