Apresentação em público: como se sair bem

Apresentação em público: como se sair bem

Apresentação em público é difícil para a maioria das pessoas, mas como se sair bem mesmo assim? Veja algumas dicas.

Conheça o assunto

É preciso e fundamental entender sobre o assunto que será tratado por você. Tendo conhecimento sobre o tema abordado, a facilidade e a segurança na hora de falar melhoram, além você conseguirá prender mais a atenção do público. Contudo, não decore o discurso, você vai parecer artificial na hora e, além de tudo, você pode acabar esquecendo tudo o que precisava falar.

Aceite opiniões contrárias

Se preocupar, ficar irritado e bravo porque alguém não concordou com você ou não gostou da sua apresentação é um ato falho para se dar mal na hora de ministrar sua palestra/aula. Por isso, aceite opiniões contrárias e não fique pensando nisso em momento algum. Pense que você não precisa agradar a todos e que você pensa diferente deles. O que é preciso fazer, é dominar o assunto e se preocupar em discursar de uma forma clara e objetiva.

Olhe para o público

Olhar para o público é importa, traz uma relação de proximidade e não deixa aquela coisa fria entre vocês. Mas não tente adivinhar o que as pessoas estão pensando, olhe para todos e se sinta seguro no que está falando. Para quem é muito envergonhado ou inseguro, é importante olhar para as pessoas da plateia que demonstram atitudes positivas, eles te trarão mais segurança.

Anote os pontos-chave

Para evitar que você se perca, é importante anotar aquilo que vai te servir de guia para o discurso. Uma boa ideia é usar o Power Point, onde você pode descrever os pontos-chave e os itens principais, apenas para que não se perca durante a palestra.

Movimente-se naturalmente

A postura conta muito para a plateia, ainda que de forma inconsciente. Ficar de pé e fazer movimentos naturais com as mãos e até andar um pouco é positivo, pois torna o discurso menos robotizado e mais próximo do dia a dia.

Seja honesto com o público

Se alguém te faz uma pergunta e você não sabe responder, não tente “enrolar” a pessoa e o público, assuma que não sabe e diga que irá buscar informações e responder por e-mail, caso a pessoa tenha interesse.

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