Como conciliar trabalho, família e estudos

Como conciliar trabalho, família e estudos

Cada vez mais pessoas precisam saber conciliar o trabalho, a família e os estudos, tudo ao mesmo tempo, mas nem sempre dão conta e acabam abrindo mão de algum.

É comum que muitas pessoas resolvam terminar os estudos, fazer um concurso ou até mesmo começar a cursar outra faculdade, mas muitas não estão preparadas para conciliar tudo isso com a família e o trabalho. Não é uma tarefa fácil e por isso, resolvemos trazer algumas dicas para você se organizar:

Planeje os horários
Não adianta escolher uma faculdade longe de casa ou com horários que batem de frente com os seus. Além disso, é importante que você também tenha tempo livre para estudar o que foi dado em sala de aula e se organizar.

Organize a casa para a nova rotina
Separe um lugar na casa para os estudos e para guardar os materiais. Assim, você não perde tempo procurado algum papel ou anotação que fez durante a aula. Se não for possível, procure uma biblioteca ou um lugar silencioso e com mais privacidade.

Crie um plano de estudos
Se programar faz com que você não coloque nenhuma outra tarefa no lugar, determine um horário para estudar e bloqueie sua agenda, assim você consegue analisar todo o conteúdo e ter os resultados pretendidos.

Estabeleça metas
Determine uma meta, assim você leva a sério o compromisso. Deixe claro para as pessoas que o cercam para que não façam convites de última hora que possam prejudicar seus estudos. Além disso, ao estabelecer metas você consegue perceber que está ou não progredindo.

Concilie seus interesses
Não deixe que seus interesses se confundam, da mesma forma que você reserva um tempo para os estudos, você deve reservar um tempo para sua família e para seu trabalho. Se você estiver fazendo uma coisa e ficar pensando em outra, não fará nada de forma 100%. Dedique-se ao que está fazendo.

Crie um ritmo e permaneça nele
Na véspera das provas ou uma semana antes do concurso, é comum ter crises de ansiedade e perder o sono estudando. Mas saiba, que não adianta se desesperar, porque você não vai conseguir assimilar tudo na véspera. Por isso, é tão importante estudar aos poucos bem antes. Lembre dos conceitos e usar esse tempo para fixar os temas importantes.

Leia mais
Use seu tempo livre para ler jornais, revistas ou livros do seu assunto favorito. A atividade estimula o raciocínio e a concentração, contribuindo para que você consiga permanecer mais tempo focado nos estudos.

Receba mais conteúdo de Redação em seu e-mail!

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!