Dinâmicas para desenvolvimento de lideranças

Dinâmicas para desenvolvimento de lideranças

Uma vez ou outra exercitar sua equipe para que formem líderes é importante. A melhor forma de se fazer isso é com dinâmicas de grupo.

Sair da rotina, relaxar e ao mesmo tempo aprender é muito bom. Por isso, trouxemos algumas dicas de dinâmicas que alguns líderes podem pôr em prática para avaliar sua equipe e para melhorar a cooperação entre eles. Veja:

Dinâmica do nó humano
Com pelo menos 10 participantes e um mediador, esta dinâmica é um ótimo exercício para desenvolver a liderança, bem como a comunicação, afetividade e criatividade, além de proporcionar um momento de diversão aos participantes.
O mediador deve pedir para que todos deem as mãos e formem um círculo, decorando quem está à sua direita e à esquerda. Em seguida, os participantes devem soltar as mãos, fechar os olhos e caminhar pela sala por segundos, até que o mediador as mande parar novamente. Ao abrir os olhos novamente, cada um deve localizar as pessoas que estavam ao seu lado e, sem sair do lugar, tentar dar as mãos novamente.
O resultado será um verdadeiro nó humano, que deve ser desfeito ainda com as mãos unidas. É permitido que o mediador interfira, apenas com um número limitado de vezes e com o consenso do grupo.
A ideia passada pela atividade é de que todos os problemas vivenciados no ambiente de trabalho devem ser resolvidos com a cooperação de todos, que devem ser estar sempre unidos na busca por soluções criativas. Durante o processo, alguns líderes vão se sobressair naturalmente, tentando organizar o conjunto para que todos ajam de forma coesa em prol do objetivo final.

Dinâmica do caos
O mediador pede que todos os participantes saiam da sala e, em seguida, causa um verdadeiro caos no ambiente: derrubando objetos, espalhando papeis e revistas no chão, alterando a disposição de móveis, etc.
Com a bagunça feita, o mediador ordena o retorno dos participantes e, quando eles perguntarem o que aconteceu, deve responder que é cego, surdo e mudo e que eles podem fazer tudo o que quiserem.
A partir daí, deve-se avaliar a atitude de todos, identificando aqueles que tomam a iniciativa de organizar o ambiente, aqueles que tentam organizar a equipe para que o trabalho seja mais produtivo e também aqueles que vão optar pela procrastinação.

Construção de torres
Esta dinâmica tem o objetivo de expressar a influência que o tipo liderança exerce na produtividade e realização do trabalho em equipe. Com um número de participantes entre 8 e 32 pessoas, utiliza palitos de fósforo e venda para os olhos.
O facilitador inicia a dinâmica informando a todos que devem construir torres: quanto mais altas, melhor. A seguir, orienta a formação e grupos de quatro pessoas: um operário, um supervisor e dois observadores. O operário tem os olhos vendados e, sob a orientação do supervisor, monta a torre com palitos de fósforo, dispostos paralelamente, formando um quadrado, dois sobre dois.
Os observadores tomam anotações da relação entre supervisor e operário, bem como a produtividade alcançada pelo método empregado pela dupla, que tem 3 minutos para construir sua torre. A seguir, invertem-se os papeis do operário e supervisor. Em um segundo momento, os observadores assumem o lugar de operário e supervisor, e os que ocupavam essa função serão observadores.
Ao final da atuação das duplas, o facilitador dirige uma discussão com os participantes, perguntando a todos: “Como foi atuar como operário?”, “E como supervisor?”, “Enquanto observador, o que podem sugerir sobre o desenvolvimento do processo?”, “Notaram alguma relação entre o tipo de liderança exercido com os resultados obtidos?”.
Esses questionamentos vão induzir os participantes a uma reflexão sobre o próprio estilo de liderança e o estilo de seus superiores, esclarecendo situações nas quais uma diferente abordagem de liderança pode ensejar melhores resultados.
Dinâmicas de desenvolvimento de liderança proporcionam a adoção de novos comportamentos e a fixação dos considerados desejáveis, como a proatividade, trabalho em equipe, assertividade nas decisões, inteligência emocional, criatividade e iniciativa.

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