Cinco Dicas Para se Ter Liderança no Trabalho

Cinco Dicas Para se Ter Liderança no Trabalho

Dicas para ter liderança no trabalho, já que ser líder é saber lidar com vários tipos de situações e ser um pouco de tudo.

Ser líder é conseguir unir várias competências humanas em uma só pessoa. Um líder dever ser um guerreiro que toma as decisões por sua conta e risco, dever ser um psicólogo, um estrategista, um mediador, um educador, um síndico, um mentor, um motivador e, além disso tudo, ainda gerar resultado para TODOS!
Difícil? Bom aqui vai cinco dicas que ajudarão você a ter mais algumas ferramentas na tua caixa de liderança

1. Reconheça-se como líder
Pode parecer obvio, mas muitas pessoas não percebem que são líderes. E líder já não pode ter as mesmas escolhas quando era apenas mais um da turma ou tomar decisões pensando no contexto individual. Líder deve tomar decisões que muitas vezes não vai ser agradável para ele mesmo!

2. Reconheça o perfil de comando de cada liderado
Pessoas são diferentes umas das outras correto? Então por que eu deveria agir da mesma forma com todos os meus liderados?
Cada pessoa, por “n” motivos, traz mais resultados quando lhe é aplicado certos tipos de liderança (inclui-se aí situações) Por exemplo, se é uma situação emergencial e sem tempo hábil o líder deve usar de sua experiência anterior e assumir a decisão final (autoritário). Em outras situações ele pode e deve ser um líder democrático e conseguir ouvir a opinião de todos. Pode ser um líder mais educativo (coach) em outras situações, contemplativo, delegatívo, harmonioso em outras e assim por diante.

3. Saiba ser assertivo quanto as suas demandas:
Acredite, muitas vezes o líder por ter vivido esta ou aquela situação inúmeras vezes não percebe que suas demandas e ordens estão com falta de informação. Procure ser o mais didático e detalhista possível quando for passar uma ordem ou processo. Procure também não usar termos anglicanos em seus comentários e demandas. Além de algumas pessoas não entenderem e ficarem com vergonha de pedir explicações, a língua portuguesa é rica e consegue ilustrar qualquer coisa que passe na cabeça de qualquer líder!

4. Saiba ouvir e premiar as boas práticas
Saiba ouvir! Saiba ouvir! Saiba Ouvir! As melhores soluções vêm muitas vezes de onde você nem imagina. O líder não precisa ter todas as respostas, pelo contrário, ele deve se cercar de pessoas que saibam fazer suas funções melhores do que ele próprio. O líder deve cultivar o reconhecimento, saber premiar as melhores práticas. E quando eu falo de prêmio, não necessariamente deve ser com dinheiro. Poderá ser com reconhecimento perante os outros, uma facilidade, um dia de descanso e etc...

5. Saiba unir os objetivos individuais com os objetivos da empresa
Não tem nada mais chato que líder que acredita que funcionário não tem vida própria. Pessoas se estimulam não pelos objetivos e metas da empresa, mas sim pelos seus objetivos e sonhos de vida. Reconheça quais são os objetivos individuais e mostre como a empresa poderá ajudar a realiza-los! A partir daí jamais um liderado vai acordar de manhã para bater a meta de 20% e ser o campeão da “firma”, ele vai dar mais sangue pelo Xbox do filho e por consequência atingir os números da empresa.

Receba mais conteúdo de Ricardo Ventura em seu e-mail!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade