Liderança

Aprenda a liderar

Era praticamente impossível voltar atrás quando se tem uma relação complacente demais e nao se dita as regras do jogo

Quando penso em tudo que vivi com equipes comerciais diferentes, chego a lamentar quando fui paternalista demais com alguns. Era praticamente impossível voltar atrás quando se tem uma relação complacente demais e nao se dita as regras do jogo. Perdi bons profissionais por meu proprio erro, falta de voz de comando. Mas aprendi em cada situação, de que nao se pode perder o tempo para fazer um vendedor dar resultado. Vendedores são hábeis em fazer a empresa acreditar que o mundo lá fora está difícil, explicam demais quando o chefe lhes dão ouvidos em demasia. Explicar por que não vende deve ser o primeiro hábito eliminado de sua equipe. Jamais permitir que um vendedor contagie outros com retóricas que explicam, mas nao justiifcam.
No Brasil, é fácil identificar muita gente explicando que de Janeiro a Março não se vende. Tudo parece parar e só se volta a vender depois do carnaval. Conversa!!! Eu simplesmente abomino discursos manjados, crenças limitantes como essas. É preciso entender onde estão as lideranças negativas, de vendedores que se sobrepõem ao líder para contaminar o restante da equipe.
Note que em sua empresa deve existir vendedores mais antigos que outros e estes podem ter vícios assim, em especial, menores índices de motivação que os demais. Isso acontece em muitos casos, principalmente por que com o passar do tempo os vendedores vão criando sua própria zona de conforto. É mais fácil explicar ou pré-julgar uma venda que não pode ser feita do que buscar o resultado extraordinário que poucos procuram.

Receba mais conteúdo de Marcelo Ortega em seu e-mail!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade