Como fazer um planejamento de vendas para 2015

Como fazer um planejamento de vendas para 2015

Olhar no retrovisor e ver o que passou durante o ano é o primeiro caminho para planejar suas vendas em 2015. O crescimento depende do quanto estudamos nossas ações e resultados atuais.

Olhar no retrovisor e ver o que passou durante o ano é o primeiro caminho para planejar suas vendas em 2015. O crescimento depende do quanto estudamos nossas ações e resultados atuais. As questões mais importantes de um planejamento bem feito são: Quem somos? Onde estamos? o que fizemos? O que deixamos de fazer? O que nos impediu de fazer? Quais foram nossos pontos mais fortes? Quais foram nossos pontos a melhorar? O que os concorrentes têm feito de diferente? Quais as metas de crescimento querem alcançar e como teremos que agir para tanto?

Olhar para frente é essencial, com otimismo e com inspiração. Essa advém dos momentos de maiores conquistas na empresa ou na sua vida como profissional de vendas. Um vendedor vive de perspectivas, pensamentos positivos e resultados. Por isso, sua meta deve ser cada vez maior, mesmo em tempo difíceis. Motivação começa na preparação, na estratégia, no planejamento que fará. Procure se lembrar dos melhores momentos nesse ano que passou e projete para 2015, ações parecidas, que deram certo em 2014 ou nos anos anteriores. Lembre-se de ousar mais, afinal o mundo das vendas é para os corajosos, os entusiasmados e os que fazem acontecer.

Um vendedor deve “sonhar” alto, acima da média. Não viva de metas menores, afinal a empresa depende de você e da sua contribuição com números para crescer e ter mais lucro. Este é o sentido de um vendedor, sua principal missão.

Para ser assim, o meu conselho é que prepare-se para jogar algo fora: um método antigo de venda, um discurso convencional ao abordar clientes, a carteira de clientes desatualizada e com baixa conversão. No seu planejamento para 2015, deve ser contemplada as seguintes estratégias comerciais:
- correlação entre clientes atendidos e produtos mais vendidos.
- uma lista de potenciais clientes para comprar mais produtos, ainda não comprados ou revender aqueles que já foram comprados uma ou mais vezes
- um discurso melhor na prospecção
- um excelente itinerário de visitas ou processo de prospecção à distância (com inteligência web associada)
- uma revisão na sua caixa de ferramentas: melhoria nos materiais que usa ao demonstrar produtos e serviços.

E vale ainda: estudar mais os produtos que vende (ou serviços), estudar melhor o mercado (não comprador) para vender mais para quem não te conhece, e arrumar suas coisas... É tempo de arrumação. Jogue coisas fora, limpe sua mesa, arrume sua loja e estoque para o início do ano.

Lembre-se que organização interna, reflete externamente.

Abraços e boa$ venda$

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