Acorde para os novos entrantes e a concorrência desleal, ou irá perder seu lugar ao sol

Acorde para os novos entrantes e a concorrência desleal, ou irá perder seu lugar ao sol

Todo dia nasce um novo concorrente para os nosso negócios e empresas. Sou empresário há 15 anos, estou ainda aprendendo com isso.

Todo dia nasce um novo concorrente para os nosso negócios e empresas. Sou empresário há 15 anos, estou ainda aprendendo com isso. Trabalhei como revendedor de impressoras da Olivetti, líder do mercado de maquinas de escrever. Imbatível em seu tempo. Mas acredite, esta empresa quebrou por que não observou o mercado.

O mundo globalizado e tecnológico é absurdamente mais competitivo hoje, que há 10 anos.

Não podemos concorrer com a velocidade da internet, mas temos que estar atentos, especialmente ao nosso posicionamento na rede mundial e nas redes sociais.

O consumidor fala para milhares ou centenas de milhares atualmente e claro, você também pode ter acesso as imperfeiçoes de seus concorrentes por este caminho.

Estar alheio as mudanças é certeza de fracasso. Toda mudança gera stress, dizem especialistas em comportamento humano. Mudar de casa, mudar os moveis de lugar, mudar a
bagunça da nossa mesa de trabalho, mudar o caminho que faz para ir para sua casa de praia, etc. o stress advém da preocupação de não dar certo. No entanto, nos negócios, essa preocupação é ainda mais veemente, por que empresa é um lugar de risco, que depende de sua maior unidade de lucro, o cliente.

O cliente no entanto, não é fiel. Sou pragmático ao dizer isso, por que não vejo fidelidade como uma via de mão única. Dependerá da uma série de ações de valorização, que sua empresa ou negócio precisa ter, para não ver seu cliente migrando para seu concorrente.
Quais os melhores diferenciais da sua empresa?

Se você respondeu: tradição, tempo de mercado, estoque, distribuição, estrutura fabril, localização da loja, qualidade do produto, etc... está pensando como empresário e vendedores do século XX,

Se você respondeu: atendimento rápido, acolhimento ao cliente, ouvidoria, capacidade de solucionar problemas e dar suporte com a amior agilidade do mercado, durabilidade do produto., relacionamento no pos-venda, analise de clima positiva entre seus funcionários (que lidam com clientes especialmente), investimento em causar uma experiência positiva do em suas lojas, etc. aí você está no século XXI e provavelmente será percebido, considerado como opção de compra, recomprado e indicado.

Para competir e vencer, não precisamos falar da gente, da empresa e por ultimo do cliente
É preciso inverte essa ordem: fale primeiro do cliente, depois da empresa e por ultimo o que tem para oferecer.

Um método muito bacana e de fácil implementação para analise de satisfação de seus clientes, é o NPS (Network Promoter Score). Criado a partir do livro, a Pergunta Definitiva, De Frederick Reickheld, serve para determinar quantos dos seus clientes são detratores e quantos são promotores de sua empresa ou negócio. Recomendo que pesquise mais sobre isso.

Agora, não posso terminar esse texto sem citar Michael Porter e Jim Colllins, mentes brilhantes que trataram posicionamento e diferenciação em seus livros. Porter com a Matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e Collins, autor de best-seller Good to Great - Empresas Feitas para Vencer, que vendeu quatro milhões de exemplares.

Estude mais e aplique boas práticas orientadas ao cliente, é seu dever de casa!

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