Carreira, Motivação, superação e atitude

Quando mamãe fazia bolos!

Quando mamãe fazia bolos!

O que leva ao sucesso não é insistir sem estratégia, mas a estratégia da consistência.

Outro dia queria muito comer um bolo e não tinha uma batedeira para misturar os ingredientes. Lembrei-me de que tinha umas receitas que minha mãe fazia de um bolo no liquidificador chamado engorda marido. Quando pedi à secretária aqui em casa para fazê-lo, ela me respondeu: “Sr. Marcos não tem como, pois o liquidificador está quebrado”.


Então, lembrei-me da minha infância na minha casa onde o bolo era feito mesmo sem eletrodomésticos, nem energia elétrica. Minha mente voltou no tempo e me veio uma imagem muito clara da Dona Tereza, minha mãe, batendo ovos e a mistura do bolo na mão.


Você se lembra de um batedor manual em forma espiral que parecia uma mola? Era preciso inclinar um pouco a bacia de modo que a mistura escorresse, para logo depois bater, bater e bater até ela se tornar homogênea. A melhor parte era lamber o que restava da mistura na bacia ou panela. Eu lambia até os dedos.


Hoje vendo as pessoas tentando mudar algum hábito, perder peso, terminar um curso numa faculdade, comprar uma casa, vencer um vício, enfim, alcançar algum sucesso pessoal e profissional, conto essa história da minha mãe. Por quê? Porque lhes falta consistência. Ou ainda, confundem insistência com consistência.


Grão por grão se constrói uma duna. Nota por nota se constrói uma música. Letra por letra se constrói um texto como esse. Gota por gota se constrói um rio. Árvore por árvore se constrói uma floresta. Aresta por aresta se torna uma pedra cúbica. O que tem em comum em todas essas obras? Consistência.


A palavra consistência deriva do Latim consistentia ou consistere, que significa “ficar junto, manter-se firme”, pois é a soma das palavras com (junto) e sistere (ficar de pé, estar). Segundo o dicionário consistência significa coesão entre as partículas da massa de um corpo; dureza, espessura, fortaleza, solidez; estado de uma coisa que promete durar.


Consistência também significa constância, regularidade, solidez e continuidade. Hoje vemos muitas pessoas iniciando algo, mas sem dar continuidade. Elas apenas jogam os ingredientes na bacia, esperando que algum liquidificador ou batedeira (pais, chefes, amigos, esposa, marido…) faça o resto por elas. 


E quando batem terminam desistindo antes do tempo. Falta-lhes decisão, resistência e paciência para esperar o tempo da mistura se tornar consistente. Afinal, a medida da consistência não é a intensidade, mas tempo e vontade.


Muitos confundem consistência com insistência. Você pode insistir em fazer algo hoje repetidas vezes, mas esse algo não será duradouro (consistente) se você estiver fazendo de modo errado. O consistente é insistente, mas nem todo insistente é consistente, pois muitos insistem nos mesmos erros.


O que leva ao sucesso não é insistir sem estratégia, mas a estratégia da consistência. Ou seja, fazer algo todos os dias que te aproxime de seu objetivo final. Observe a palavra aproxime! Você pode insistir em algo hoje, e continuar amanhã, mas não se aproximará do que você tanto deseja. Não adianta insistir num atalho que te leva ao caminho errado.


Quantas gramas você perderá hoje? Quantos Reais economizará hoje para sua faculdade? Quanto venderá a mais hoje? Quantas horas extras fará hoje para ganhar um pouco mais? Quanto investirá hoje para vender mais amanhã? Quantas horas hoje estará disposto a bater a mistura do bolo?


Advinha como minha mãe sabia que o bolo estava pronto? Ela enfiava uma faca nele ainda no forno e se a mistura não aderisse na faca, estava no ponto. Não bastava apenas a aparência externa. Era preciso examinar seu interior, sua solidez, sua firmeza, sua homogeneidade. 


Enfim, assim como o bolo de minha mãe, sua obra começará na consistência de sua decisão, resistência e batida de seus braços. Depois continuará na consistência do forno e do fogo que testará sua vontade. E terminará na consistência da sua construção interna. Consistência no início, meio e fim. Consistência por fora e por dentro. Consistência é tudo. E tudo é consistência. Talvez por isso Jeremy Bentham afirmasse: “A mais rara de todas as qualidades humanas é a consistência”. O que você fará hoje que te aproximará de seu objetivo?

Receba mais conteúdo de Marcos Sousa em seu e-mail!

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!