Carreira, Confiança, Planejamento

A força de um sonho

A força de um sonho

Pode ser que nem sempre iremos realizar tudo aquilo que sonhamos, mas com certeza não iremos muito longe sem um sonho que nos motive a trabalhar e mudar diariamente.

Numa pequena escola do interior, uma professora pediu para seus alunos na idade de 15 anos que escrevessem uma redação com o seguinte tema: QUANDO EU TIVER 50 ANOS DE IDADE, O QUE ESTAREI FAZENDO?  A maioria dos alunos escreveu seus sonhos e desejos em no máximo 10 linhas, mas o aluno mais pobre da sala encheu duas folhas de caderno. A maioria escreveram em 10 linhas porque não tinha claro o que queriam da vida, nunca haviam pensado seriamente, mas esse garoto sim, ele pensava nisso todos os dias. Resumidamente ele escreveu o seguinte: Prezada Professora. Quando eu tiver 50 anos eu quero estar trabalhando na minha fazenda. Mas para isso eu sei que hoje eu tenho que estudar muito. A minha primeira meta é passar bem na escola, ganhar uma bolsa de estudo e fazer Agronomia numa universidade. Sei que para isso terei que me esforçar muito, mas eu vou conseguir e Deus vai me ajudar. Já estou imaginando o dia da formatura. Eu fui à formatura do filho do meu patrão e já fiquei imaginando o dia da minha formatura. Visualizei o meu pai, minha mãe e meus 4 irmãos sentados na platéia cheios de orgulho. Depois irei trabalhar numa grande fazenda, aprender o máximo com o dono e os peões, vou ganhar dinheiro, poupar e mais tarde irei comprar a minha fazenda. Um dia perguntei para um agrônomo se seria possível eu comprar e ele disse que sim, que um engenheiro ganha bem, mas tem que poupar muito. A minha fazenda vai se chamar FAZENDA DA ESPERANÇA, pois eu quero produzir alimentos para matar a fome de muitas pessoas. Da entrada até a sede irei plantar Ipês Roxo de um lado e do outro, Ipês amarelo e quando florirem, vai ser a coisa mais linda porque é assim que eu imagino. Vou plantar soja e milho. Vou criar gado também. Vou casar e ter uma linda família. Quero ganhar muito dinheiro e construir uma casa grande. Cada filho terá seu próprio quarto com banheiro, pois odeio dormir amontoado com meus 4 irmãos num pequeno quarto e odeio ter que levantar e sair no frio para fazer minhas necessidades numa privada de madeira fora de casa. Vou fazer uma cozinha grande para a mãe fazer sua comida gostosa e vou fazer uma linda varanda para o Pai dormir sua sesta na rede. Quero também ajudar a escola da minha cidade e ajudar outros jovens que querem vencer na vida assim como eu.

A professora leu e gostou, mas achou que o garoto estava fantasiando demais. Por isso pediu que ele reescrevesse novamente com um sonho menor, pois ela achou que esse sonho era grande demais para as condições dele. Você vai se frustrar.

Ele foi para casa pensou e contou para seu pai o que aconteceu. O seu pai apenas lhe disse, faça o que manda seu coração. Então esse garoto escreveu o seguinte: Querida professora, entendo sua preocupação, mas  prefiro ficar sem a nota do que sem meu sonho.  Hoje a única coisa que me dá força para seguir em frente, viver a vida sacrificada que levo, levantar cedo para tratar os animais, fazer os temas numa forma precária e caminhar 5 km a pé para vir na escola, É O MEU SONHO. Se você tirá-lo de mim, eu fico sem nada.

Esta história é contada por um senhor de 67 anos de idade nas escolas da sua cidade,  para alunos de 15 anos. Ele chora e conclui dizendo, ESSE GAROTO SOU EU. Hoje ele tem uma fazenda de 3 mil hectares, com uma linda porteira escrita fazenda da Esperança, com uma fileira de Ipê roxo e outra de Ipê amarelo, com uma casa enorme cheia de quartos e banheiros e com a varanda como ele havia imaginado. Ele chora e desafia os garotos a terem um sonho e formarem uma visão do seu futuro. Mas acima de tudo, acreditarem e fazerem o que tem que ser feito.  Disse também que eles não deixassem que ninguém lhes roubassem seus sonhos.

 Pode ser que nem sempre iremos realizar tudo aquilo que sonhamos, mas com certeza não iremos muito longe sem um sonho que nos motive a trabalhar e mudar diariamente. Uma pessoa envelhece quando pára de sonhar, quando não tem um projeto para realizar. QUAL É O SEU SONHO HOJE? QUAL É O SEU PROJETO? O QUE LHE FAZ  LEVANTAR CEDO  E TRABALHAR COM AMOR? Reflita sobre isso.

Receba mais conteúdo de Adroaldo Lamaison em seu e-mail!

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!