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De vendedor para vendedor

De vendedor para vendedor

Vender é um desafio e por isso deve ser usada as ferramentas certas par atrair o cliente no meio de tantas opções

Nesse artigo vou dar algumas dicas sobre vendas para quem está atuando nessa área ou deseja atuar. Essa é minha especialidade há mais de 25 anos e a partir desse texto vou transmitir vários aconselhamentos para você. Confira a seguir:

1. Os melhores nunca aceitam ficar na média

Quem vive na média por ser considerado medíocre? Sempre digo nas palestras: mire os melhores para estar entre eles. 

É comum ver nas equipes de vendas a turma dos médios, dos medianos, ou, por que não dizer, dos medíocres. 

Eu já estive entre eles, sei como é mais fácil se acomodar nesse grupo e arrumar dezenas de desculpas para não superar metas e objetivos. Quem não tem obstinação pelo resultado e indignação pela sua falta. 

“Não existem maus vendedores, só bons: Uns vendem para fora e outros vendem para dentro da empresa, explicando para seu chefe porque não dá para vender.” 

Quando mudar três coisas – seus modelos inspiradores, o quanto você acredita em você e a forma de pensar (de ver sua profissão) – terá mudado o seu destino no mundo das vendas. O vendedor precisa ser duplamente sapiente (inteligente em dobro) para conseguir mudar essas coisas. 

2. Queira com a alma e com o coração 
“Tudo se pode aprender até mesmo vender e liderar com inteligência. É preciso querer, almejar, se encorajar.” 

Almejar significa querer com a alma. Coragem significa agir com o coração. Apaixone-se por vendas e verá quão longe poderá chegar. Se não se apaixonar, certamente não irá chegar lá. Muitos vendedores desistem, não desista. Enfrente os tempos difíceis ligados ao começo da carreira em vendas ou às crises de mercado. 

Você pode vender mais na crise, eu garanto. Muita gente deve achar loucura essa afirmação, mas, acreditem, loucura é ficar parado e preferir aceitar uma brusca e sofrida queda no faturamento. Manter-se na defensiva e no mesmo modelo comercial, correr riscos de quebrar sua empresa. Como disse Tom Peters as empresas precisam contratar alguns loucos que tenham visões diferentes do mundo e ousadia para mudar as coisas em direção a uma visão de superação e melhoria. 

3. Vender e saber teatralizar 

Seja um ator ou uma atriz de sucesso (em vendas). Viva a era da experiência do cliente em que nos encontramos e procure promover mais que uma proposta de valor, dramatize usando objetos, exemplos, histórias. Um amigo vendedor outro dia rasgou cem reais para convencer o cliente do desperdício que ele teria caso não usasse seus serviços de consultoria. 

Utilize o poder da imaginação: a sua e a do cliente, principalmente. Termine apresentações de vendas usando frases começando com “Imagine você (nome do cliente)”, falando de ganhos, benefícios, sensações positivas que você terá e receberá. Termine com “O que lhe parece essa proposta?”. 

Seja cada dia mais autoconfiante. Valorize cada negociação e fechamento. Lembre-se dos negócios fechados antes de iniciar a tentativa do novo fechamento. 

4. Vendas no século XXI 

Quem tem sucesso hoje é aquele que estuda, lê jornais e revistas e se recicla constantemente. É um profissional estudante, que visa a formação e especialização acadêmica e sabe que ter um MBA não garante emprego. Independente do currículo, quem se destaca em vendas tem principalmente muita capacidade de renovação, mesmo que seja informal e repito, atitude positiva para ser extraordinariamente diferente dos demais. Quando reunimos atitude, preparação e entendemos que o mercado mudou, passamos a ser disputados para trabalhar em qualquer empresa, com qualquer cliente, em qualquer momento. 

O vendedor do século 21, aprende sempre uma coisa nova e transmite o que aprendeu para se renovar com a soma de todas as ideias. O líder do futuro é aquele que cria outros líderes, não seguidores. Por isso, não quer saber mais que todo mundo, mas sabe como todo mundo tem seus talentos e habilidades e os coloca para atuar onde irão funcionar melhor. 

5. Os 5 I’s para ser um profissional Incrível: 

1. Interesse pelo trabalho: todos devem ter um alto interesse por, pelo menos, uma parte do trabalho que é realizado pela empresa. 

2. Informação: mais do que nunca, os funcionários querem saber como a empresa está se saindo nos negócios. Abra canais de comunicação para permitir que eles façam perguntas e compartilhem informações. 

3. Inclusão: permitir que a equipe participe das tomadas de decisões, sobretudo quando ela será afetada diretamente; é uma atitude prática e que demonstra respeito. As pessoas mais próximas do problema, em geral, tem uma ideia mais clara sobre o que pode e deve ser feito. 

4. Independência: a maioria dos colaboradores aprecia a flexibilidade para realizar o trabalho conforme o que considera conveniente. Conceder espaço às pessoas aumenta as chances de elas executarem as tarefas como você deseja, acrescentando iniciativa e energia ao trabalho delas. 

5. Intensa visibilidade: as pessoas gostam de receber crédito quando é merecido. Ocasiões para compartilhar o sucesso dos funcionários são muito limitadas. Oferecer a eles novas oportunidades para executar, aprender e crescer, como uma forma de reconhecimento e agradecimento, é altamente motivador. 

6. O líder constrói um time de campeões 

A parte mais prazerosa da jornada de um líder (gerente ou dirigente) de vendas é a de comemorar grandes resultados com sua equipe. 

A equipe de sucesso é resultado de uma liderança eficiente e que aplica todas as ferramentas de vendas para preparar cada dia mais um ambiente de conquistas extraordinárias: lucro para a empresa, crescimento do negócio e principalmente pessoas cada dia mais felizes com seu trabalho em vendas. 

Trabalhar demais definitivamente não é o que estressa, mas a falta de resultados e as pendências que ficam dia após dia. Isso é estressante. 

Deixar tudo para o final do mês ou do trimestre em que se tem uma meta a cumprir é cruel demais e dá muita dor de cabeça ao líder. Ele é primeiro a sofrer com a pressão natural no mundo das vendas e é quem precisa ser proativo para evitar tal desconforto. 

Proatividade é antever momentos difíceis, antecipar soluções e fazer o impossível para que metas sejam atingidas e superadas. 

Liderar vendedores é como liderar uma equipe de rafting (aquele esporte radical em que descemos corredeiras de um rio). Existe um líder, mas não dá tempo de avisar ninguém quando surgir uma pedra pela frente. Isso significa que todos devem saber o que fazer. 

7. Como não se abater com negativas e renovar os modelos de vendas 

• Procure ser maior que seus problemas, afinal você é o protagonista da sua história de sucesso. O problema lhe trará o contrário. 

• Invente novos meios de falar, mude sua maneira de vender, sua abordagem e procure entender o que motiva o seu cliente a comprar. Vender ganhos e benefícios para marcar mais visitas ou conquistar mais clientes pelo telefone ou no contato em sua loja. 

• Estude mais seus produtos e serviços e faça um mapeamento de oportunidades para cada perfil de cliente. Não trate todo mundo da mesma maneira, isso pode lhe proporcionar perdas (de tempo, de atenção do cliente, do interesse em comprar). 

• Coopere com o inevitável (este é um princípio de vida ensinado por Dale Carnegie no livro “Como evitar preocupações e começar a viver”). Nem tudo dará certo e algumas coisas, quando estão erradas, nos ajudam a melhorar e a refazer bem-feito da próxima 
vez. 
• Por fim, nunca deixe que uma derrota temporária (a falta de vendas em determinado momento) ou o excesso de esforço seguido de um baixo resultado sejam mais importantes que a sua capacidade criativa, motivadora, inspirativa. O ser humano é uma máquina poderosa de superação quando decide por convicção e paixão viver como tal. 



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