Administração, Empreendedorismo, Liderança, Planejamento

Falar de crise é fácil, difícil é fazer algo para mudar a situação

Falar de crise é fácil, difícil é fazer algo para mudar a situação

É um momento de bastante atenção; as equipes precisam estar preparadas para enfrentar o momento de crise


Seja na hora do cafezinho no trabalho, nas reuniões, em eventos sociais, almoços de negócios o assunto predominante é a comentada crise que o país atravessa. Crise essa, que se diga de passagem, já era esperada, por várias razões que não convém comentar aqui nesse curto espaço.

Mas a minha indagação é:

Se sabíamos que mais cedo ou mais tarde o Brasil iria enfrentar uma forte crise financeira, por que empresas e seus líderes não tomaram algum tipo de providências antes?

Segundo pesquisas recentes essa crise não será passageira e ainda mais, deixará sua marca em muitas organizações.

A boa notícia é que algumas empresas já estão dando a volta por cima de forma criativa e assertiva, essas atitudes não são mágicas e sim planejamento arrochado que permitem que empregos sejam salvos e a empresa não entrem numa recessão forte.

É aquela velha história, enquanto alguns vão “chorar o leite derramado”, outras vão vender “leite”.

O que isso na prática quer dizer?

Que se empresas e seus líderes tomarem as devidas providências urgentemente, perderão bem menos do que aquelas que apenas reclamam e nada fazem.

O momento é de redobrar atenção e se fazer algumas perguntas para saber se a minha empresa está preparada para enfrentar a crise com sabedoria e ação, como as que listo a seguir:

-Minha equipe está motivada para enfrentar os momentos difíceis?

- Tenho promovido alguma ação motivadora para manter todos trabalham com mais energia e entusiasmo?

- A atenção para com o meu cliente está redobrada?

- O marketing da minha empresa está gerando algum tipo de receita, ou preciso elaborar outros planos?

- Tenho procurado negociar melhor com meus fornecedores?

- Tenho feito algum tipo de promoção que atraia meu cliente?

- E tenho elaborado um plano “B” para sair mais rápido da crise?

- E quais são as lições que tenho aprendido com tudo que está acontecendo meus negócios nesse ano de forma especial?

Pense com carinho e veja no que pode mudar para melhorar o astral e os números da sua empresa.

Receba mais conteúdo de Eugênio Queiroz em seu e-mail!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade