Seja na hora do cafezinho no trabalho, nas reuniões, em eventos sociais, almoços de negócios o assunto predominante é a comentada crise que o país atravessa. Crise essa, que se diga de passagem, já era esperada, por várias razões que não convém comentar aqui nesse curto espaço.
Mas a minha indagação é:
Se sabíamos que mais cedo ou mais tarde o Brasil iria enfrentar uma forte crise financeira, por que empresas e seus líderes não tomaram algum tipo de providências antes?
Segundo pesquisas recentes essa crise não será passageira e ainda mais, deixará sua marca em muitas organizações.
A boa notícia é que algumas empresas já estão dando a volta por cima de forma criativa e assertiva, essas atitudes não são mágicas e sim planejamento arrochado que permitem que empregos sejam salvos e a empresa não entrem numa recessão forte.
É aquela velha história, enquanto alguns vão “chorar o leite derramado”, outras vão vender “leite”.
O que isso na prática quer dizer?
Que se empresas e seus líderes tomarem as devidas providências urgentemente, perderão bem menos do que aquelas que apenas reclamam e nada fazem.
O momento é de redobrar atenção e se fazer algumas perguntas para saber se a minha empresa está preparada para enfrentar a crise com sabedoria e ação, como as que listo a seguir:
-Minha equipe está motivada para enfrentar os momentos difíceis?
- Tenho promovido alguma ação motivadora para manter todos trabalham com mais energia e entusiasmo?
- A atenção para com o meu cliente está redobrada?
- O marketing da minha empresa está gerando algum tipo de receita, ou preciso elaborar outros planos?
- Tenho procurado negociar melhor com meus fornecedores?
- Tenho feito algum tipo de promoção que atraia meu cliente?
- E tenho elaborado um plano “B” para sair mais rápido da crise?
- E quais são as lições que tenho aprendido com tudo que está acontecendo meus negócios nesse ano de forma especial?
Pense com carinho e veja no que pode mudar para melhorar o astral e os números da sua empresa.