Motivação, superação e atitude

Empático ou apático?

Empático ou apático?

Empatia é compreender, entender a outra pessoa; apatia é julgar, condenar e criticar no lugar de ajudar

A palavra empatia é a capacidade de sentir o que outra pessoa está sentindo na situação que ela está vivendo. É você tentar compreender os sentimentos e emoções do outro, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que ele está sentindo. Isso irá determinar a sua atitude frente a essa pessoa. O contrário de empatia é apatia, insensibilidade, indiferença, egoísmo, antipatia, repulsa, afastamento.

Isso é extremamente importante quando você quer emitir uma opinião sobre determinada atitude de uma pessoa. Não só uma opinião, mas julgar uma atitude dela ou mesmo prestar um serviço para essa pessoa.

Coloque-se no lugar dela e tente entender as razões de ter feito o que fez, ou tente entender as necessidades dessa pessoa. No trabalho e no seu dia isso é constante. O médico, por exemplo, colocar-se no lugar de um paciente. O vendedor colocar-se no lugar do cliente. O líder colocar-se no lugar do empregado. É fácil a gente condenar, julgar ou mesmo ser indiferente ao outro quando se está bem.

Quando deixei de ser Padre e vim morar em Caxias do Sul eu precisei arrumar um emprego para me sustentar. Visitei várias empresas e por algumas fui muito bem atendido pelo recrutador, mas pela maioria a frieza era de cortar. Alguns nem me recebiam, era uma placa que mandava eu embora. A cada não recebido crescia a angústia e a incerteza. Quando consegui um trabalho, uma das minhas tarefas nessa empresa era recrutar novos funcionários e aí eu me lembrei dos meus dias de sofrimento procurando emprego.

Mesmo que eu não tivesse vaga eu destinava duas manhãs para receber novos currículos e atender pessoalmente as pessoas. Eu queria apertar a mão delas e dar um apoio na busca por emprego. Oferecia um café ou um copo d`água, ouvia as histórias, dramas, olhava nos olhos delas e não deixava sairem sem uma palavra de força e de encorajamento.

Cheguei a escrever uma pequena mensagem e dava para a pessoa ler em casa. Muitas vezes eu dava uma orientação de como ela deveria fazer ou indicava uma empresa que tinha vagas e vários depois que conseguiam me ligavam na empresa para me avisar e agradecer o apoio. Isso não me custava nada e era um excelente marketing para minha empresa.

Se você está numa sala confortável com ar condicionado você não pode esquecer os dias que você passou calor. Se você está bem economicamente, não pode esquecer-se dos tempos que passou dificuldade. Se está com a geladeira cheia de comida, não pode esquecer dos tempos de penúria e fechar seu coração.

Nem todo mundo é vagabundo, ladrão ou malandro. Não julgue, não condene e não critique, dizia Dale Carnegie. Coloque-se no lugar dessa pessoa e ajude ela a melhorar. Reflitam sobre isso. Você é empático ou apático com os outros?

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