Queiramos ou não, os conflitos internos fazem parte da maioria das empresas e se saber administrar situações embaraçosas é muito importante para que os desentendimentos não prejudiquem o andamento dos negócios.
Os conflitos, se não forem resolvidos, acabam diminuindo a produtividade da equipe. Criam polaridade de equipes, perda de tempo, diminuição de confiança entre outros.
Mas o conflito tem seus pontos positivos como, por exemplo:
- Aumento da identificação de problemas e soluções;
- Adaptação à realidade;
- Diversidade de conhecimentos compartilhada;
- Incentivo para o crescimento da empresa.
Mas isso só acontece se os líderes da empresa estiverem observando de perto tudo que está acontecendo, caso contrário, os conflitos podem virar uma bola de neve e prejudicar a empresa como um todo.
Portanto, cabe a liderança tomar atitudes pontuais para administrar os conflitos de forma que a paz volte a reinar na empresa e o bom senso possa prevalecer.
E também é de responsabilidade dos líderes promoverem reuniões de emergência, quando se fizer necessário, para que assuntos mais delicados não se arrastem por muito tempo afetando a todos de forma que seus líderes percam o seu poder de liderança simplesmente por não tomarem atitudes rápidas e certeiras.
Os conflitos nas empresas são inevitáveis, mas saber conviver com eles de forma democrática é de suma importância para que a empresa não seja prejudicada.