Motivação, superação e atitude, Mudança

Momento do Momentum

Momento do Momentum

Há momentos ou estágios da vida que precisamos deixar para trás algumas coisas que nos atrapalham, caso contrário não conseguiremos evoluir. Cada momento na vida é oportunidade de transformação e um momento para iniciarmos um novo e mais realizador estágio de vida.

Você alguma vez já disse que começaria um novo projeto no dia seguinte e nunca iniciou? Sabe quando você fica parado e simplesmente não consegue deslanchar e mudar sua vida? Por outro lado, você alguma vez já iniciou algo novo, transformou num hábito e não consegue mais parar?

As respostas para essas perguntas têm uma palavra em comum: embalo. Enquanto algumas pessoas estão embaladas e pará-las é uma tarefa difícil, existem outras que nunca pegam embalo. Poderíamos dizer também que lhes faltam movimento, agitação, vibração, energia ou força. Os físicos chamam esse embalo ou força de momentum. Nome bonito não? Momentum ou movimento linear é o resultado da multiplicação da massa pela velocidade de um determinado corpo.

Quando os físicos e cientistas lançaram o primeiro foguete tripulado para o espaço tiveram um problema para resolver: quanto mais pesado era o foguete, mais combustível eles precisavam ter para lançá-lo na velocidade ideal. Porém, quanto mais combustível eles colocavam nos tanques, mais pesado ficava esse foguete. Ou seja, quanto mais massa e velocidade, maior o momentum necessário.

Qual foi a solução? Eles pensaram em um foguete que liberasse os tanques à medida que eles iam sendo esvaziados em diferentes estágios. E quanto mais subiam, mais leves ficavam e menos combustível era preciso para manter o foguete na rota, uma vez que já tinham dado força total no início com tanques cheios. Essa a razão de vermos um foguete enorme na decolagem aqui na terra e apenas um módulo pequeno pousando na lua.

Há momentos ou estágios da vida que precisamos esvaziar nossos tanques de problemas, medos, traumas, frustrações e decepções. Caso contrário, nos tornaremos cada vez mais pesados e precisaremos de muita energia para mudar a direção de nossas vidas. Olhando o tempo todo para trás e revivendo momentos tristes e infelizes já vividos, quem vai conseguir caminhar para frente?

Talvez seja em virtude desse peso desnecessário que você venha diminuindo cada vez mais seu ritmo e motivação até parar totalmente (velocidade zero). Resultado? Você não produz nada, pois seu momentum é quase nulo. Muito peso e velocidade zero provoca falta de movimento e ação.

Cada momento na vida é oportunidade de transformação e um momento para iniciarmos um novo e mais realizador estágio de vida. Muitos têm o momento, mas não têm o momentum para fazer o que precisa ser feito. Então, como criar nesse momento um momentum em sua vida?

Num primeiro estágio, esvazie de uma vez por todas os tanques de traumas e infelicidades do passado (confiança). Num segundo estágio, decida em qual direção você seguirá (controle), pois direção é tão ou mais importante do que velocidade. Terceiro, inicie agora o que tem de ser feito hoje para mudar seu futuro (começo). Quarto, repita amanhã o que fez hoje e coloque ainda mais energia nos dias seguintes (consistência). E no último estágio, compare o que você está obtendo com o que você deseja e faça os ajustes necessários (correção de rota).

Estudos revelam que é preciso 21 dias para instalar um novo hábito no cérebro. Como sou teimoso, faço algo novo por 30 dias… Vai que 21 dias seja pouco, não é? Mas garanto a você que toda vez que iniciei algo e repeti por 30 dias seguidos, consegui instalar um novo hábito na minha vida. Por quê? Porque criei momentum de mudança e transformação em minha vida.

Enfim, cada momento na sua vida é um momento para um novo momentum. E todo momentum em momentum se faz novos e melhores momentos. O que você fará nos próximos 30 dias que mudará o resto de seus dias? Ou você é um foguete que insiste em ficar estacionado na base de lançamento?

Vamos lá! Chegou seu momento!

4…3…2…1… DECOLAR!!!

Receba mais conteúdo de Marcos Sousa em seu e-mail!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade