Vendas

Lembre-se do seu cliente

A boa notícia é que não é necessário muita tecnologia, não precisa de palm top, laptop...Precisa apenas de vontade, precisar querer encantar e surpreender seu cliente.

Eu não sou nem o primeiro e nem o último palestrante ou escritor que fala sobre a importância de lembrar-se do seu cliente.
Porque poucas empresas fazem isso, porque poucas empresas lembram-se dos aniversários dos seus clientes?
Porque exige disciplina e os resultados não são imediatos.
No entanto, as empresas que tem esse hábito conseguem resultados extraordinários a médio e longo prazo.
Alguns profissionais de vendas que conheço, decidiram lembrar-se do aniversário de seus clientes por conta própria.
A boa notícia é que não é necessário muita tecnologia, não precisa de palm top, laptop...Precisa apenas de vontade, precisar querer encantar e surpreender seu cliente.
Eles utilizam uma agenda específica para esse fim. Pode ser uma agenda velha, desde que seja designada apenas para isso. Ao conhecerem  um novo prospecto, torne-se ele um cliente ou não, esse profissional de vendas anota o dia e mês do aniversário em sua agenda, com o nome e telefone da pessoa que acabou de conhecer.
Lembre-se, não é necessário saber o ano de nascimento, em alguns casos isso pode ser até deselegante.
Bem, no ano seguinte, pela manhã, o vendedor abre sua agenda e encontra, por exemplo, 4 nomes com telefones, naquele dia e começa a ligar.
- Seu João, como vai?  Talvez o senhor não se lembre de mim, eu sou Fulano que lhe visitou naquele dia para falar sobre “tal” produto...
É provável que o seu João pense:
E lá vem aquele vendedor querendo me empurrar mais um produto.
Porém, você o surpreende dizendo.
- Estou ligando apenas para dizer que quando nos conhecemos, no ano passado, o senhor disse que hoje era o seu aniversário e eu não esqueci. Quero desejar-lhe um feliz aniversário e que essa data se repita por muitos e muitos anos!
Atenção amigo ouvinte: Não vá vender nada nessa hora!!
...Olha, e aproveitando, o senhor poderia dar uma passadinha lá na loja...Proibido fazer isso, ok?
Profissionais e empresas que tem esse hábito estão realmente tendo um grande resultado. O cliente fica feliz e nunca se esquecerá do seu gesto. Na semana seguinte, caso precise de algumas indicações ou mesmo queira agendar uma nova visita, ficará muito mais fácil e o seu João será muito mais receptivo.
Essa grande dica é utilizada largamente pelo homem que está no livro dos recordes como o maior vendedor do mundo: Joe Girard!
Em 15 anos consecutivos ele vendeu uma média de 3 a 4 carros por dia, de domingo a domingo. Impressionante!
Ele diz:
Não tenho clientes, faço amigos e sendo assim nunca esqueço o aniversário dos meus amigos!!
Que tal seguirmos o exemplo do maior vendedor do planeta?

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