Inovação – Na vida, tudo se renova. A começar por nós.

“Um rio nunca passa duas vezes pelo mesmo lugar”. Este ditado popular nos lembra que tudo no universo está em constante transformação.

“Um rio nunca passa duas vezes pelo mesmo lugar”. Este ditado popular nos lembra que tudo no universo está em constante transformação. Inclusive nós: as moléculas do nosso corpo, os nossos pensamentos e os nossos sentimentos, diante das novas realidades que surgem a cada dia.

No meu primeiro livro, “É Óbvio”, contei a história de duas pessoas fugindo de um leão. Um deles, já desanimando, diz para o outro, que se esforçava mais para correr: “Não adianta!… Os leões são mais velozes do que o ser humano. Nós não vamos conseguir correr mais rapidamente do que esse leão, e ele vai acabar nos alcançando!” Então o outro homem, sem parar de correr, responde: “Eu não estou tentando correr mais do que o leão. O que eu preciso é correr mais rápido que você!”

Esse leão representa o desafio que a marcha do tempo nos impõe. A vida não para. Não significa que tenhamos que viver estressados, sem descanso, sem férias. Pelo contrário. Precisamos estar em condições físicas e mentais para não deixar o estresse do leão nos devorar. Às vezes, entro em um táxi e digo ao motorista: “Vamos devagar, porque estou com pressa”. Rapidez é um conceito muito relativo. As águas do rio são mais calmas quando o leito é regular e largo, e se movimentam com rapidez quando o leito é acidentado ou estreito. Importante é não se acomodar, não ficar parado. Águas paradas não movem moinhos, e, além disso, viram ninhos de dengue.

No mundo profissional, a acomodação é sempre um péssimo negócio. O profissional que deixa de aprender, que deixa de se atualizar, hoje perde o valor, torna-se inviável. Isso não depende da idade. Conheço pessoas de 90 anos que são mais atentas ao progresso do que muitos jovens de 20.

A empresa acomodada nos faz lembrar a história da lebre e da tartaruga. Não adianta ser veloz se houver acomodação. “Meu produto é único, meu mercado é estável e nosso faturamento é suficiente” – pensa o empresário acomodado. Quem adota uma atitude como essa nos dias de hoje não resiste por muito tempo. Como dizia Peter Drucker, o pai da administração moderna: “O que os grandes empreendedores têm em comum não é um determinado tipo de personalidade, mas um compromisso com a prática sistemática da inovação.”

Comece a inovar antes de perceber que era preciso inovar. Quanto mais urgente for a renovação, menos chance de sucesso, porque a mudança já está muito adiantada e é mais difícil de ser superada. Por exemplo: os comerciantes da Cidade de Leste, no Paraguai, não perceberam que os brasileiros estavam comprando cada vez mais pela internet, diretamente das empresas chinesas, evitando assim o estresse da alfândega. Por isso, muitas lojas na Cidade de Leste estão fechando, falindo. Já era previsto, mas quem se acomodou no antigo sistema não percebeu. Tudo parece ótimo, até o dia em que deixa de parecer…

O genial inovador Steve Jobs costumava dizer que “A inovação é o que distingue um líder dos demais”. Ele dizia também: “Às vezes quando você inova, comete erros. É melhor admiti-los rapidamente e seguir em frente apostando em suas outras inovações.”

Todos conhecem um pouco da história do cientista, inventor e empresário Thomas Edison. Ele dizia que “o gênio consiste em um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração”. Ou seja, se você não estiver suando, é sinal de que não está inovando. Fazia uma experiência centenas de vezes e falhava. Estudava o problema, mudava alguns detalhes e tentava de novo. Depois de muitos e muitos fracassos, se saia vitorioso. E todas as suas inovações tiveram utilidade prática, transformaram a vida da humanidade. Ele dizia: “Não quero inventar nada que não seja vendável. A venda é a prova da utilidade, e utilidade é igual a sucesso.”

Anote esta fórmula de sucesso: Inovação = ideia + implementação + resultados. Inovação é competitividade. A gente inova para competir, para concorrer, para fazer diferença no mundo, para promover maior qualidade de vida. A inovação gera uma série de benefícios, para a empresa, para o profissional e para toda a sociedade: desenvolve novos produtos e serviços; aperfeiçoa métodos de produção; reduz custos e impacto ambiental; melhora as condições de trabalho e produtividade; aumenta a lucratividade; surpreende e fideliza a clientela.

O cliente é o patrão. Temos que estar atentos a isso. Muitas vezes você está voltado para si mesmo e de costas para o cliente. Outras vezes, está de costas para a sua empresa e de frente para o cliente. O ideal é ficar em um ângulo que enxergue os dois: o cliente à sua esquerda e, à direita, sua empresa. Observe com atenção a “hora da verdade”. Não é só quando ele escolhe o produto; é principalmente quando ele usa o produto. Por isso a sua venda não termina no momento da compra pelo cliente. Continue observando o cliente e a empresa, de olho nos dois pontos, e inove sempre. Inovação surpreende e encanta o cliente.

Para que haja uma Cultura de Inovação na empresa, as pessoas precisam ser sensibilizadas para esse desafio. E a empresa tem que se estruturar para acolher a inovação. Está provado que nas empresas inovadoras a produtividade é muito maior e o faturamento também. Assim como a satisfação das pessoas que trabalham nessas empresas. Inovação é uma habilidade que depende de treinamento e preparação, como um machado que você precisa manter sempre afiado. E como todas as habilidades, quanto mais você praticar, mais afiada será.

Mas preste atenção! Não inove às cegas. Invista em tempo e estudo para entender o mercado do seu negócio. Há empresas que, quando decidem fazer alguma coisa, a janela da oportunidade já fechou. A primeira ideia quase sempre está errada, mas é um passo importante, porque gera a segunda ideia, a terceira, e assim por diante. Seja paciente com o crescimento e impaciente com os resultados.

A hora de inovar é agora. A vida não para. Para mudar o mundo, precisamos mudar a nós próprios.Inovando sempre, e aprendendo a cada dia.

Receba mais conteúdo de Prof. Gretz em seu e-mail!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade