Um profissional precisa do famoso “networking” para ser lembrado e apoiado em indicações de novos clientes, sobretudo, fazer amigos nunca é demais. Por isso, trouxemos algumas dicas de networking que podem te ajudar a melhorar suas vendas ou a imagem da sua empresa. Veja:
1. Pare de falar e ouça: No networking o outro é a “peça” mais importante e por isso, você deve dar chance para que ele fale. Quem acha que precisa controlar a conversa e contar várias histórias sobre sua vida profissional está errado.
2. Saia do casulo: A internet tem um papel fundamental nos dias de hoje, mas no caso do networking o contato humano é bem mais importante. Então, saia de frente do computador e vá a eventos, cursos, feiras, associações e entidades interessantes para o seu segmento. Deixe de lado a timidez e tenha contato com as pessoas, deixe que elas venham até você, mas vá abordá-las também.
3. Seja desenvolto: Fale com propriedade, seja claro e objetivo, olhe nos olhos, comunique de forma simples, mas consistente, fale de modo articulado mas não force a barra, faça tudo com o máximo de naturalidade. Se for o caso, procure um curso para se comunicar melhor;
4. Não seja meramente utilitário: Aprenda a desenvolver um interesse sincero pelas pessoas que pretende incluir em sua rede de contatos. Não as procure apenas quando estiver precisando de um favor, mas mantenha os relacionamentos com frequência e esteja sempre aberto para ajudar;
5. Faça o que prometeu: Não diga que irá cumprir algo que não pode. Se prometer algo, anote e realize o mais rápido possível. Cuidado com suas promessas, prometer algo maior do que pode realizar, você pode se complicar. É melhor assumir que não pode fazer, do que prometer e não cumprir.
6. Seja prestativo: Faça para as pessoas, tudo o que você gostaria que fizessem para você. Ajude sempre quem precisa, retribua um favor, seja prestativo, dentro de suas possibilidades.
Dicas para ter um networking de sucesso
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Um profissional precisa do famoso “networking” para ser lembrado e apoiado em indicações de novos clientes.