10 maneiras de economizar e afundar seu negócio

10 maneiras de economizar e afundar seu negócio

Economizar é bom, mas é preciso saber a hora de abrir a carteira e investir no seu negócio. Afinal, nenhum negócio cresce sem investimento.

É comum encontrarmos alguns empresários e profissionais que economizam de maneira leviana. O pior é que acham que estão com uma vantagem enorme. Afinal de contas estão “economizando”. A seguir você verá uma lista com 10 economias que ao invés de melhorar, estragam qualquer negócio.

1 – Economizar com matéria prima – Para diminuir os custos, alguns empresários optam por insumos ou materiais mais baratos. Se o posicionamento da empresa é ter qualidade e atender clientes exigentes, este tipo de economia pode sepultar o produto.

2 – Economizar trabalho de pesquisa – É muito conveniente comprar dos fornecedores em que a empresa já tem um relacionamento. Mas a falta de pesquisa de novas soluções e de novos fornecedores deixa o comprador míope. Ele não verá as oportunidades que existem e que podem trazer melhorias, inclusive lucros maiores porque optou por conveniência.

3 – Economia em iluminação – Algumas empresas prestam atendimento ao público e economizam desligando a luz em alguns horários. O ambiente fica escuro, os clientes não entram, quando entram compram menos. Não precisa desperdiçar energia mas lugares escuros vendem menos.

4 – Economizar no processo seletivo – Ao invés de contratar um profissional de Recursos Humanos, ou os serviços de uma Psicóloga especializada em seleção, ou ainda uma empresa especializada, tem empresa que prefere contratar porque conhece o primo do cunhado da pessoa, ou porque é da família de um amigo. O motivo desta escolha é para ter gente “de confiança”. Mas uma empresa só terá sucesso quando demitir as pessoas “de confiança” e contratar pessoas competentes.

5 – Economizar com salários – O empresário quer contratar pessoas capacitadas, dispostas e motivadas mas quer pagar pouco. Como alguém pode ter uma equipe classe A se o salário é classe B? Pior ainda é quando ao invés de contratar pessoas para trabalhar no atendimento telefônico, instalam uma máquina ou um computador com atendimentos do tipo Disque 1 para não ser atendido, Disque 2 para esperar só mais duas horas e meia, Disque 3 para repetir…

6 – Economizar com treinamento – Convenção anual ou treinamentos esporádicos são chamados de reciclagem. Preste atenção neste termo: Reciclar. O que exatamente você recicla? Lixo. Treinamento deve ser um processo contínuo e economizar com treinamento é o mesmo que tratar os funcionários como lixo.

7 – Economizar com conversas – Empresas que adotam a política de conversar pouco para não prejudicar a produção, na verdade estão tratando os funcionários como máquinas. As pessoas tem sentimentos, precisam se comunicar, inclusive, a falta de conversa entre elas gera mais conflitos, mais acidentes e insatisfação coletiva. A comunicação deve sempre ser estimulada, mas é claro que fofocas e tititis devem ser evitados.

8 – Economizar na propaganda – Escolher horários na rádio que custam mais barato, anunciar em jornalzinho que cobra baratinho, imprimir o panfleto em papel-jornal ou pior, não fazer propaganda nenhuma porque as vendas estão baixas. Mas se as vendas estão baixas, como alguém em sã consciência imagina que venderá mais cortando gastos com propaganda?

9 – Economizar com promoções – Fazer promoção não necessariamente é diminuir preço. Existem diversas formas de incentivar o aumento de vendas, mas alguns empresários acham que estes tipos de ações desvaloriza a marca. Em se tratando de produtos de luxo, isso pode até ser verdade, mas até mesmos grandes marcas estão fazendo promoções através de clubes privados na internet.

10 – Economizar tempo – Estratégia e planejamento devem ser pensados com cautela. A execução deve ser ágil, mas o planejamento precisa ser prudente e profissionais que não se reúnem para planejar, na verdade estão focados somente na execução. A pior coisa que existe é um burro motivado. Ele não sabe que está fazendo errado e continua a fazer, pois tem muita motivação e dedicação, mas faz tudo da maneira que não trará resultados ou que afundará o negócio.

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