Empreendedorismo

Treinamento X Desenvolvimento. Qual sua escolha?

Treinamento X Desenvolvimento. Qual sua escolha?

O mundo está cada vez mais dinâmico, tudo acontece muito rápido e estar preparado para esse cenário de mudanças exige colaboradores habilidosos e que saibam lidar com os desafios do mercado.

Todo mundo que quer conquistar um bom emprego acredita que a faculdade vai ser o diferencial na conquista da vaga. De fato, o diploma faz uma grande diferença, mas hoje, a maior parte dos profissionais, principalmente aqueles que sonham com futuras promoções e cargos executivos, estão cada vez mais se atualizando.

O mundo está cada vez mais dinâmico, tudo acontece muito rápido e estar preparado para esse cenário de mudanças exige colaboradores habilidosos e que saibam lidar com os desafios do mercado. Um ótimo exemplo foi a chegada da internet, que em menos de 15 anos revolucionou os processos de trabalhos em quase todas as áreas de atuação.

Diante disso, é preciso estar sempre atualizado e capacitado para as novas oportunidades que levam benefícios às empresas. Assim, os processos de treinamento e desenvolvimento pessoal ajuda a gerar aprendizado aos colaboradores da empresa.

De acordo com especialistas, o treinamento é um processo educacional de curto prazo, que promove a aquisição de habilidades, conceitos ou atitudes, sendo aplicado de forma sistemática e organizado. Aqui, estamos falando de uma necessidade pontual, que exige uma ação rápida. Já o desenvolvimento é visto como um processo a longo prazo, com foco no desempenho futuro das pessoas. A ideia é trabalhar para que cada colaborador seja visto como um membro valioso e indispensável para a organização.

Dependendo da área, é necessário investir mais em um determinado processo. Pessoas que atuam na área de saúde, tecnologia e informação demandam treinamentos constantes para estarem sempre a par das novas descobertas. Enquanto pessoas que ocupam cargos executivos ou de liderança contam com métodos específicos de desenvolvimento, como o coaching, por exemplo. Além disso, o investimento pessoal é muito importante. Apostar no aprendizado de um idioma, cursos livres e outros métodos de aprendizado são sempre bem vistos. Lembre-se que aprendizado nunca é demais!

Seja qual for o seu caso, é preciso ter em mente que uma única qualificação não é suficiente no cenário atual de trabalho. Invista numa boa faculdade, mas também não deixe para depois uma possível pós-graduação ou MBA. Ter conhecimento de outras línguas e fazer cursos livres relacionados a sua área de atuação também agregam valor ao currículo e são um diferencial não apenas na busca de um emprego, mas também na conquista de um novo cargo.

Receba mais conteúdo de Redação em seu e-mail!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade