- Preparação, Planejamento e Estratégias do Profissional de Vendas -
Não importa quanto tempo se investe em preparo, sempre vale a pena, nos dias de hoje. O consumidor não agüenta mais o vendedor despreparado, que improvisa, arrisca, pré-julga e supõe a necessidade dele. Ninguém que vive de vender pode ser mais, como no passado, apenas bonachão e comunicativo. É preciso saber vender e ter um planejamento adequado de como se portar, como atingir metas, como se dedicar a cada cliente e especialmente, saber criar estratégias vencedoras, que superem eventuais barreiras comuns à profissão. Quero assim, destacar algumas dicas de aquecimento para vender, aliás, etapa que intitulo como primeiro fundamento para o sucesso em vendas no meu livro SUCESSO EM VENDAS – 07 fundamentos para o Sucesso.
Planejar o que dizer preparar apresentações únicas para cada cliente, estudar o mercado e o cliente em questão, pesquisar muito antes de sair oferecendo de qualquer forma. Estas dicas se resumem na criação de um mapa de oportunidades, onde o profissional de vendas relaciona o que ele vende e quais os perfis de clientes ou nome de empresas que podem comprar. O planejamento então acontece com este mapa, seguido de um quadro de produtividade. Se pergunte, qual o dia da semana que você mais vende ou fala com clientes? Por que nos outros dias você não tem a mesma produtividade? Muita gente se acomoda, entra na rotina, abre mão de momentos importantes e que poderiam ser produtivos em detrimento de assuntos dispersivos e que não têm relação direta com suas metas. E-mails, bate-papos, etc. Ou ainda a mania do casual-day, normalmente nas sextas, onde as pessoas relaxam e usam roupas mais informais. Resultado: menor produtividade!
As estratégias também fazem parte deste cenário aquecimento, pois um estrategista é aquele que têm alternativas e sabe que precisa atingir seus resultados de qualquer maneira. Meça seu volume de vendas, de visitas e compare entre períodos. Perceba se não está diminuindo seu ritmo ou qualidade ao prospectar. Estude bastante sua empresa, seus produtos e serviços e principalmente por que os clientes gostariam de comprá-los. Quem comprou, por que comprou? Ouça e entenda o perfil de seu cliente.
Para se tornar ou aperfeiçoar seu senso estratégico é preciso dedicar-se a isso, organizando seu tempo, planejando mais de uma alternativa e conquistar cooperação dos outros. Procure revisar seus atos diários e como digo no livro: Planeje seu dia de acordo com seus objetivos e os de sua equipe. Trabalhe seu dia de acordo com vosso plano. Tenha foco e disciplina, isso é ter o aquecimento em vendas!
Boa$ Venda$.
Aquecimento para o Sucesso em Vendas
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Não importa quanto tempo se investe em preparo, sempre vale a pena, nos dias de hoje