O que é conhecimento cognitivo?

O que é conhecimento cognitivo?

Muita gente ouve falar em conhecimento cognitivo, mas não sabe o que significa. A gente explica para você.

A teoria de Jean Piaget explica como o indivíduo, desde o seu nascimento, constrói o conhecimento. Onde o desenvolvimento cognitivo procede por estágios. Todas as pessoas, portanto, desde que tenham um desenvolvimento normal, passam por estas fases na mesma ordem, com possíveis variações das idades. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas mentais. A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações que provocam o desequilíbrio no esquema, necessitando dos processos de assimilação e acomodação para a construção de novos esquemas e alcance do equilíbrio.

Na área da Educação dizemos que uma pessoa tem vários desenvolvimentos, o cognitivo é aquele que permite a compreensão dos conteúdos ensinados, como por exemplo, alguém me ensina e eu atinjo a expectativa, eu compreendo. Quando uma pessoa tem dificuldades de entender, dizemos que seu cognitivo não está se desenvolvendo.

A partir da aquisição da linguagem, a criança acessa a função simbólica e evolui eficientemente conseguindo compreender o mundo e suas complexas representações. Essa compreensão se dá a partir dos jogos e das situações em que cada criança faz imitações diferenciadas (imita gestos, repete palavras que foram ditas em outra situação), do jogo simbólico, do desenho, da escrita. Reproduz geralmente cenas vivenciadas com sequência com planejamento e verbalização.

Nessa faixa etária a criança está constantemente fazendo esforço de compreender o mundo que a envolve e dando-lhe sua própria explicação a partir do que os adultos explicam-lhes ou do que ela experimenta. Isso não significa que a compreensão de mundo da criança seja o mesmo do adulto.

Nessa fase, já é capaz de resolver alguns problemas e organizar a realidade, porém apresenta uma lógica de raciocínio ainda que incompreensível para o adulto, como, por exemplo, xingar o chão, porque a machucou quando caiu.

Piaget (1978) apresentou as características que aparecem durante o desenvolvimento da criança com relação ao pensamento, que são:

- Egocentrismo: o que tem valor é o seu ponto de vista pessoal. Sempre tem dificuldade de ver sob o ponto de vista do outro, provocando o artificialismo.

- Artificialismo: considera que os fenômenos naturais são provocados por atos de vontade humana, não distinguindo aquilo que é natural daquilo que é artificial.

- Finalismo: considera que os fenômenos naturais são provocados para uma finalidade, com uma intenção, não distingue a finalidade da consequência, e provoca ainda animismo.

- Animismo: considera o mundo da fantasia como vivo, não fazendo a distinção entre o que está vivo e o que não tem vida e, são sempre características presentes nas explicações de mundo das crianças.

O raciocínio das crianças também vem sempre recheado de algumas características próprias para esta faixa etária que são:

- Centração: não considera todos os elementos presentes em uma situação, centrando-se apenas em um deles.

- Irreversibilidade: dificuldade para representar a sequência de ações contrárias a fim de resolver corretamente mudanças na matéria. As sequências cotidianas aprimoram o desenvolvimento das capacidades cognitivas, que são denominadas esquemas do conhecimento que futuramente proporcionarão esquemas mais ou menos completos e complexos entre as crianças que pertencem ao mesmo grupo. (COLL, 1983; RODRIGO, 1990)

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