Como abrir um negócio na internet

Como abrir um negócio na internet

Abrir um negócio na internet é arriscado, mas se der certo é muito bom.

Conforto, comodidade e ganhar dinheiro. Todo mundo sonha com isso, mas nem sempre dá certo. Abrir um negócio na internet é arriscado, mas se der certo é muito bom. Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a montar seu negócio na internet. Veja:

Estar preparado para entrar na internet
Elabore um plano de negócios para analisar quais serão os investimentos necessários, os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, além de identificar como será a estratégia de marketing. Tudo isso vai te auxiliar e diminuir as chances de fracasso.
Tenha em conta também que é possível concorrer em nichos, nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.

Ter um site 100% funcional e de ótima navegabilidade
Se o cliente não conseguir com facilidade acessar o site, ele possivelmente vai desistir e não voltará. É preciso que tudo estava funcionando corretamente. Site lento, imagens pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor da letra inadequada são os principais erros.

Ser verdadeiro e legal
Prometa apenas aquilo que você pode cumprir. Explique com clareza todo o processo de entrega para o cliente, para que não reste dúvidas. Tudo isso colabora com a confiabilidade do site e pode aumentar as vendas. Mas não se esqueça de seguir as regras obrigatórias para o funcionamento de lojas virtuais, como nome, CNPJ, atendimento ao cliente, etc.)

Ter obsessão pela logística
O prazo de entrega do produto deve ser menor ou igual ao estipulado no site. Além disso, a mercadoria deve chegar embalada e impecável. O cliente aguarda ansioso por seu produto e se houver erros, talvez ele nunca mais queira comprar em sua loja.

Oferecer multicanais ao cliente
O cliente deve se sentir seguro e, para isso, é importante que você tenha uma rede social, um chat ou e-mail para que o cliente possa entrar em contato. Deixar um telefone bem visível no site também traz maior confiabilidade. Se o empreendimento não tiver um site ou o empreendedor ainda não sabe como criá-lo, é bom avaliar possibilidades de inserção em Market Places, isto é, em locais virtuais para negociações de comércio eletrônico.
Avaliar a possibilidade de criar um blog, sobretudo se estiver em um mercado de nicho em que conteúdos sejam influenciadores de compra, é uma boa ação. Além de reunir o público-alvo, o blog serve para divulgar ofertas da loja virtual, o que favorece aos mecanismos de busca atribuir relevância à loja.
É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra. E todos os canais precisam efetivamente funcionar. Se algum não funciona, é melhor não ter.

Montar uma equipe preparada e bem treinada
Você precisa ter uma equipe preparada para todos os tipos de trabalho que podem surgir na empresa. Cuidar dos conteúdos, do design, de questões ligadas à tecnologia e ao marketing é trabalho para quem entende e se tiver uma equipe preparada para isso, que interaja, conversa e se integrem, você pode alcançar êxito no trabalho de cada um.

Anunciar
Comece com investimentos mais baratos e perceba o resultado, verifique se houve aumento de cliques, visitas e vendas. Há muitas formas de anunciar na internet, seja por links patrocinados como os de mecanismos de busca como o Google e Yahoo ou pelas mídias sociais, como canais nos quis se pode ter uma segmentação do público-alvo mais refinada, porém se paga por clique. Em todos esses formatos de anúncio, o mais comum é pagar por clique.

Investir em SEO (Search Engine Optimization)
A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo.
Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.
O trabalho de SEO é lento e deve ser ininterrupto e detalhado para gerar resultados relevantes. Quando bem-feito, gera maior visibilidade para o negócio e diminui a necessidade de investimentos em anúncios.

Ter um site seguro
Proteger seu site é importante. Já há diversas empresas que cuidam disso, além da análise de vulnerabilidade e bloqueio de ataques para garantir operações seguras. Avalie qual é a solução mais viável para o seu negócio, mas não deixe de protegê-lo.

Investir na gestão do negócio
Depois que o cliente clica no botão comprar, no site de uma loja virtual, se inicia uma complexa e delicada operação, invisível aos olhos dos clientes e que inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios, faturamento, entre outros.
O Back Office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa nos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.

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