10 dicas para estimular a inovação

10 dicas para estimular a inovação

Inovar é preciso. Toda empresa precisar estar antenada ao mercado e se renovar sempre.

Inovar é preciso. Toda empresa precisar estar antenada ao mercado e se renovar sempre. Mas é importante lembrar que inovar é arriscado e merece atenção e estudo da equipe. Por isso, trouxemos 10 dicas para você sentir-se estimulado e inovar mais.

1 - Liderança inovadora – é preciso que o líder seja exemplo e estimule seus liderados. Com o papel de patrocinador e apoiador do processo de inovação, o líder, consegue mobilizar recursos, direcionar e motivar a equipe.

2 - Incentivar a criatividade – procurar estimular a busca e transformar novas ideias em oportunidade de negócios viáveis é importante. Nenhuma ideia, por mais ruim que seja, deve ser descartada. Novas ideias devem ser exploradas. Todos os colaboradores devem participar, seja de uma forma informal ou formal.

3 - Ouça e coloque-se no lugar dos seus clientes – apesar de ser o meio mais barato e importante que existe, muitas empresas não buscam saber qual é a opinião e os desejos dos clientes, no entanto, essas informações podem ser primordiais para oportunidades de negócios na empresa.

4 - Saiba o que a concorrência está fazendo – visite seus concorrentes, avalie seus produtos, preços, promoções, atendimentos, etc. Saiba o que o mercado está fazendo, onde está mudando e quais são seus diferenciais.

5 - Rede de relacionamento – Crie e mantenha relações com parceiros, fornecedores, clientes, vizinhança, investidores. Alguém dessa rede pode perceber movimentos de mercado que podem beneficiar sua empresa, já que ela fica concentrada em seus processos.

6 - Comunicação interna – é preciso que haja comunicação dentro da empresa e que seja acessível. Comunicar-se de forma organizada e transparente é importante, mas é necessário preservar informações críticas da empresa, como murais, intranet, jornais internos, blogs corporativos.

7 - Comunicação externa – a forma de se comunicar com o mercado está muito mais dinâmica. Dependendo do negócio, é importante investir em novos canais além dos tradicionais (celular, mídias sociais, TV, etc.). O formato da comunicação deve ser flexível e estimular a interação com o público.

8 - Reconhecimento e recompensa – reconhecer o trabalho da equipe, estabelecer objetivos e determinar formas de mensuração é importante. Recompense-os com recursos financeiros, presentes, placas, troféus, folgas, comunicações públicas, o que você acreditar que seja o melhor. É importante que as recompensas estejam ligadas a oportunidades de inovação para serem desenvolvidas na empresa.

9 - Capacitação – invista na equipe, mas não veja isso como um gasto e sim, como investimento para ampliar a capacidade de usar melhor os recursos da empresa (infraestrutura, pessoas, sistemas de TI etc.) e desenvolver produtos e serviços inovadores (design, qualidade, desempenho etc.).

10 - Voltar atrás em tempo hábil, se necessário - inovar é arriscado. Mas é preciso avaliar para saber se está tendo sucesso ou não. Por isso, estabeleça indicadores. Se o empreendedor constatar que a performance está muito distante do que planejou, deve paralisar a ação e repensá-la.

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