5 passos para melhorar suas relações interpessoais

5 passos para melhorar suas relações interpessoais

Relações interpessoais são essenciais para quem vive no mundo corporativo, afinal é por meio dela que se fazem negócios e conhecem oportunidades.

Ter relações interpessoais é importante para qualquer profissional. É por meio dela que você pode fazer novos negócios e conhecer novas oportunidades. Porém, lidar com pessoas que tem opiniões diferentes da nossa podem causar desconfortos e prejudicar você dentro da empresa. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar as relações interpessoais e ter muito sucesso dentro da empresa. Veja:

Autoconhecimento – Ter autoconhecimento nos ajuda a conhecer melhor nosso tipo de comportamento. Assim, já sabemos quais são os que incomodam e os que agradam a maioria das pessoas. Isso possibilita que você não bata de frente com alguém que tenha características completamente opostas. Por exemplo: uma pessoa objetiva e dinâmica, que gosta de agir com independência e rapidez para atingir seus objetivos, pode ter conflitos na interação com um colega de perfil mais cauteloso e metódico, que segue regras à risca e tem um ritmo mais lento por se preocupar com detalhes. Porém, se pelo menos um dos dois tiver autoconhecimento, pode utilizar estratégias que minimizam o conflito com o outro.

Empatia – É preciso entender o ponto de vista, as opiniões, os sentimentos e motivações de todos. Isso, com certeza facilitará na hora de uma negociação e terá um relacionamento equilibrado. Paramos de olhar apenas para o nosso lado e entendemos os pontos de vistas dos outros, ampliando nossa percepção da realidade. Comece tentando praticar ouvindo mais o que as pessoas têm a dizer.

Assertividade – Ouvir é importante sim, mas é preciso saber dosar e falar quando necessário. Exponha suas opiniões, vontades e dificuldades. E é assim que você alcança a assertividade, a habilidade para nos expressar de forma franca, direta, clara, serena e respeitosa.

Cordialidade – Ser cordial é ser gentil, solícito e simpático. Podem ser demonstrados em pequenos atos, como dar “bom dia” para todos que você cruzar, pode ser segurar a porta do elevador para alguém, dizer “por favor”, “obrigado” e “com licença”. Ser cordial é uma forma desinteressada de realizarmos algo, fazemos por iniciativa própria, sem esperar nada em troca e é um bom jeito de facilitar o bom relacionamento no trabalho.

Ética – Não prejudicar ninguém, não quebrar acordos e não contrariar o que se considera certo e justo são maneiras de ser ético. Você pode seguir todos os passos anteriores, mas se não for ético, não servirá de nada e não manterá um relacionamento equilibrado no ambiente de trabalho.

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