10 Dicas para Vender Mais (rapidamente)

10 Dicas para Vender Mais (rapidamente)

Como vender mais e rápido? Muitas pessoas se questionam sobre isso e existem dicas que podem te ajudar.

Há alguns anos, tenho uma seção no meu site chamada "Papo de vendas". A pergunta campeã e óbvia é: como posso aumentar as minhas vendas rapidamente?

Claro que existe uma pressão por resultados, especialmente quando passamos por tempos mais difíceis e com baixo volume de negócios.

Por isso, eu listei 10 dicas para você colocar em prática nos próximos dias. Você pode aplicar essas dicas individualmente ou com sua equipe.

Minha sugestão é anotar os resultados. Para cada ação, anote o resultado em vendas. Ao final de alguns dias, você saberá exatamente qual dica/ação lhe trouxe mais resultado.

Abaixo, segue a lista completa:

1. Não fale em crise, em problemas, em dificuldades. Fique uma semana sem falar na situação econômica e política do Brasil ou outras mazelas.

2. Não dê desconto. Troque possíveis concessões por fechamento, negocie para ganhar.

3. Prepare-se melhor: antes de sair para vender, construa um roteiro de visitas ou lista de clientes próximos, assim você faz seu trabalho render mais.

4. Telefone para 25 ou até 50 clientes inativos: 5 a 10 por dia. Sabe aqueles clientes que nunca mais compraram. Quem sabe ao ligar para saber como eles estão, você retoma o contato e faz novas vendas.

5. Selecione 3 objeções que não consegue responder eficazmente. Por exemplo, preço, prazo e concorrência. Estabeleça uma lista de diferenciais: se seu preço é maior, por que? Se seu prazo não é o melhor, em que sua proposta é mais interessante ao cliente? Se o concorrente é equivalente e o cliente está em dúvida, quais são os seus diferenciais, que vão além do produto ou serviço em si?

6. Fortaleça seus pontos fortes e enfraqueça seus pontos fracos! Por exemplo: “Caro cliente, meu preço não é o menor, mas é o melhor diante dos resultados que minha proposta lhe proporcionará. Meu prazo pode não ser o mais interessante, mas a qualidade de nosso produto lhe dará certeza de excelentes resultados (durabilidade, qualidade, redução de problemas, etc)”.

7. Mesmo quando houver negativas do cliente: não desista. O cliente que não comprou hoje precisa ouvir: talvez não seja ainda o seu momento de ter nossas soluções, mas esteja certo de que iremos lhe ajudar quando for a hora. Experimente dizer isso para alguns clientes em potencial... verá que muitos repensarão sua decisão.

8. Nunca deixe o cliente com a obrigação de lhe retornar. Mesmo que o cliente lhe diga: “Vou pensar e retorno depois”, diga a ele: “Seria uma indelicadeza de minha parte lhe deixar com esta obrigação, por que é o meu papel, de vendedor(a) fazer contato contigo, podendo ser na terça ou na quinta da semana que vem?”.

9. Busque fazer vendas ativas: em tempos difíceis, quando o cliente para de telefonar ou te procurar, vá a luta! Procure clientes em potencial usando listas (mailings), pesquisas na internet, jornais e revistas. Tenha parcerias com empresas que atuam no mesmo segmento e não são concorrentes. Crie uma base com tantos contatos por dia quanto necessita para converter vendas, pensando que a cada 10, apenas 3 se interessarão com comprar. Faça suas contas.

10. Ao acordar todas as manhãs, tenha um pensamento positivo: lembre-se de suas metas pessoais e das pessoas que ama. Automotivação, é o que lhe dá a propulsão para o sucesso.

Gostou?

É claro que são 10 dicas bastante simples e básicas. Mas acredite, vejo nas minhas andanças pelo Brasil que 80% das equipes de vendas não fazem o dever de casa, ou o básico. Quem sofre (ou paga o pato) é a própria empresa.

Se a sua equipe ainda não faz o básico, ou ainda, faz o básico e quer começar a gerar reais resultados em vendas, não deixe de entrar em contato com minha equipe e peça uma proposta para treinar ou sensibilizar seus vendedores.

Espero realmente que você coloque essas 10 dicas em prática.

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