Liderança

LIDERE - LIderança | DEsenvolvimento | REsultados

Liderar é arte de adquirir confiança de um grupo e se tornar responsável por mobilizar, preparar, tomar decisões e obter resultados

Liderar é arte de adquirir confiança de um grupo e se tornar responsável por mobilizar, preparar, tomar decisões e obter resultados. Sem desenvolvimento constante, as equipes ficam estagnadas, paradas e perdem o brilho, a motivação e o ritmo certo para o trabalho render mais. Não existe o certo e o errado, sempre digo que o principal é o resultado. Se ele é positivo lhe aproximará de seus objetivos e quando contrário, lhe afasta. Você precisa decidir enquanto líder de sua vida, de sua empresa, de suas ações, como se superar, a cada dia, a cada hora. É o que o mundo dos negócios nos demanda, superação e crescimento constante.

Você conhece alguma empresa que planeja diminuir suas vendas no ano seguinte? Você já ouviu falar de alguém que pretende reduzir seu salário por que está ganhando demais?

Se queremos sempre mais, temos que fazer sempre mais. Líderes devem refletir onde estão os limites da sobrecarga de trabalho que demanda o crescimento, no entanto, o pensamento limitante não podem ser aceito, derivados de comodismo e falta de atitude, como se vê no mundo empresarial, fatos como, 20% de uma equipe faz 80% do resultado (lei 80/20), e ainda, muita gente pensa e age mediocremente, dizendo não ser pago para fazer mais por sua empresa. É extremamente necessário que se tenha prazer pelo que se faz, ou que se faça aquilo que nos dá prazer, pois sem isso, o trabalho faz jus a origem da palavra:

A palavra "trabalho" tem sua origem no vocábulo latino "TRIPALIU" - denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (paliu). Desse modo, originalmente, "trabalhar" significa ser torturado no tripaliu. (fonte: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=43442.0;all)

O título deste artigo é a denominação em acróstico (palavra que forma uma sigla abreviando outras palavras), LI.DE.RE. – que como já perceberam no início, refere-se a aquilo que eu considero primordial para obter sucesso com inteligência: Liderança, Desenvolvimento e Resultados.

Sucesso em Vendas e Inteligência em Vendas são meus livros e minha história como profundo interessado no crescimento das empresas, das pessoas. Como vendedor, sempre fui obstinado ao resultado, como todos que vivem a pressão de vencer a briga diária dos nãos, do atingir metas, de defender sua sobrevivência e crescer. Acordar desempregado todo dia não é fácil, mas é assim que um vendedor se sente. Não temos sonhos, mas metas e isso determina que vencer um determinado momento, não basta. A meta do mês passado não pode servir de alento para o mês seguinte. Quando vivemos de vender aprendemos que tudo é importante, cada detalhe, cada oportunidade. Na vida é assim também, especialmente quando assumimos o desafio de liderar outras pessoas. Durante 16 anos, treinando e liderando equipes comerciais, posso concluir que o mais importante, o segredo do sucesso, está nos 3 R’s que citei em meu último livro: Regras, Reconhecimento e Resultado.

Eles têm tudo a ver com o conceito LI.DE.RE: Liderar sem regras não é liderar, é fingir que o faz. Um líder define prazos, cria metas com a equipe e os ajuda a atingi-las. Mas todos sabem que existe um tempo para isso e riscos, afinal a empresa depende disso. Desenvolver sem reconhecer não dá o significado que todo ser humano precisa: ter causas para repetir, como por exemplo, ao elogiar alguém em público, estamos praticando uma das mais valiosas ferramentas de liderança, pois o elogiado sente-se na obrigação de repetir aquilo que fez, tem valor para ele. Quando treinamos alguém e não monitoramos e reconhecemos avanços, estamos dizendo que o treinamento não teve tanto valor, ou ainda, é como um pai que paga os melhores colégios para seu filho e, portanto, quer as melhores notas.

Tenho grande envolvimento com as equipes comerciais de meus principais clientes e neles pratico o programa de desenvolvimento intitulado LIDERE (LIderança | DEsenvolvimento | REsultados) que é resumidamente a forma mais intensa e efetiva de capacitar uma equipe comercial, com treinamentos regulares e com o acompanhamento em grupo, para corrigir desvios e medir avanços. Por fazer este trabalho consultivo e próximo dos problemas e desafios destas empresas, posso lhe garantir que o treinamento deve começar de cima, pelos líderes e tem que ter a proposta de aplicação real na empresa, do contrário, é só motivação convencional.

Para finalizar, Resultado é o que vale. Não adianta ser competente se não tem resultados e tem muita gente que vive da média, de ser mediano, e ainda, líderes que nada fazem para mudar isso: Médio me lembra medíocre e faz com que se perpetue na empresa a lei de dar desculpas, de explicar, de culpar os outros e de fazer só o que é pago para fazer. Mudança como liderança, é o que realmente faz de você e de sua equipe, um sucesso.

Sincero e forte abraço.

Receba mais conteúdo de Marcelo Ortega em seu e-mail!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade

Topo

Hey! Não perca nossas novidades!

Se inscreva abaixo e receba os melhores conteúdos gratuitos para seu desenvolvimento, promoções, eventos online e muito mais!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Amplatitude a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade